​Instituto de Geociências e Engenharias ​​participa da IV Feira das Profissões da Escola Estadual "O Pequeno Príncipe"

• Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 10h22
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 11h11

OJES3882Nesta segunda-feira (12), estudantes, docentes, Empresas Juniores, Associações Atléticas e Centros Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Geologia do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Unifesspa participaram da IV Feira das Profissões da Escola Estadual de Ensino Médio "O Pequeno Príncipe", localizada na Nova Marabá.

Nesta edição, a feira teve como tema “Projeto de vida e protagonismo juvenil”. Na oportunidade, os estudantes da escola puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) e alguns projetos que têm sido desenvolvidos para promover o estímulo à entrada nos cursos de Engenharia, Geociências e Computação.

A professora Marina Weyl, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), e sua equipe realizaram durante a feira a divulgação do projeto de extensão Harpias - "Aplicação de inovações de gênero para estimular ingresso e permanência de mulheres nas Engenharias", (@harpias_unifesspa) que tem como objetivo geral engajar alunas de graduação e ensino médio na realização de inovações de gênero, contribuindo para a disseminação de conhecimento tecnológico e o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e socialmente responsáveis.

PRQB8453Estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica (FAEEL) apresentaram o projeto "Fundamentos de Eletromagnetismo para as Escolas de Marabá: Disseminação do Conhecimento e Estímulo à formação científica", coordenado pelo prof. Nadson Welkson.

De acordo com o coordenador do projeto, entre os objetivos do projeto estão contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em teoria conceitos e aplicações de teoria eletromagnética na região de Marabá e proporcionar aos estudantes da região oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na temática do projeto, considerando ser uma área de grande relevância na formação de profissionais nas áreas de engenharia, tecnologia e ciência. Além disso, busca promover a integração entre a universidade e a comunidade local, fortalecendo a relação entre a academia e a sociedade.

Segundo o diretor-adjunto do IGE, prof. Valdez Aragão, a participação da Unifesspa na Feira de Profissões possibilitou que os alunos pudessem conhecer um pouco dos cursos de graduação, bem como serviu para atiçar ainda mais a curiosidade pelas áreas apresentadas na feira. "Ressalto, ainda, a importância de ações que estreitam o laço das escolas com as instituições de ensino superior, com o intuito de captar alunos para iniciar uma graduação, e assim poder mudar a vida da família e da região onde estão inseridos", disse.

Jacqueline Fernandes, facilitadora do Laboratório de informática da Escola "O Pequeno Príncipe" e responsável pela elaboração e realização da Feira das profissões, destaca que "a participação do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) foi de suma importância para o desenvolvimento do evento, pois trouxe uma mostra dos cursos ofertados, além de palestras direcionadas para uma maior conhecimento destes cursos e área de ELZG5111atuação, contribuindo significativamente para a reflexão de possíveis escolhas de carreira profissional. Isto demonstra o quão importante e significativo é assegurar o diálogo entre universidade e escola".

Para a estudante Isabella Araújo, do Centro Acadêmico de Engenharia da Computação (CAENC), “esse tipo de iniciativa é muito importante, pois proporciona o acesso à informação sobre a universidade e suas possibilidades, diminuindo assim as dificuldades que muitos estudantes, principalmente da rede pública de ensino, enfrentam para ingressar no ensino superior”.

Já para o Prof. Saymon Santana, diretor da Faculdade de Engenharia Civil (Faec), a Feira é “uma excelente oportunidade de interagir com nossos estudantes e conhecer mais de perto a formação de excelência promovida pelas faculdades”, finaliza.

*Com informações do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE/Unifesspa)