Gestão Patrimonial: levantamento físico no ICSA marca início do inventário anual da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 16h33
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 11h11

Miniauditório do ICSA Inventário 2023Uma premissa da gestão de bens patrimoniais consiste na necessidade de manter atualizada as informações acerca da quantidade, do estado de conservação e do valor dos bens pertencentes ao acervo institucional. Para isso, a administração, com base no que preceitua a IN 205/1988 e o Art. 96 da Lei nº 4.320 de 17/03/1964, utiliza o Inventário Anual, como forma de manter esse controle patrimonial e atender ao normativo.

O Inventário Geral 2023, iniciou em 29 de maio no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), e continua nas demais unidades, com encerramento previsto para dezembro deste ano. Diferente do inventário anterior, realizado por empresa contratada no exercício   2021/2022, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-reitoria de Administração (Proad), optou por realizar a ação em 2023 com o esforço conjunto de servidores da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio (Dialp) e das unidades acadêmicas e administrativas. Para isso, são formadas Comissões Específicas de Inventário com a participação de 02 (dois) servidores da Dialp e de no mínimo 01 (um) servidor por unidade.

Conforme explica a pró-reitora de Administração, Marcele Castro, realizar o inventário a cada ano é um grande desafio, pois envolve todos os setores da instituição. “Isto requer a conscientização de gestores e demais servidores de cada unidade acerca da importância da ação, a conciliação de calendário acadêmico e administrativo, a mobilização de servidores para atuar prioritariamente nesta ação por um espaço de tempo específico, a alocação de recursos para o apoio logístico, entre outros esforços”, explica.

O trabalho é composto por duas etapas: levantamento físico e tratamento dos dados. No levantamento é feito uma verificação in loco de cada bem, com coleta do número da etiqueta de patrimônio, atribuição de etiqueta provisória nos casos em que o bem está sem etiqueta ou ilegível. Também se verifica a conservação (bom, ruim ou regular) e o estado do bem (em uso ou inservível). Bens de projetos ainda não incorporados, são identificados com etiqueta específica contendo informações da aquisição (descrição do bem, nota fiscal, responsável e unidade gestora). Bens particulares em uso na instituição também devem ser identificados com etiqueta específica.

Equipe inventário no ICSAA Dialp esclarece que usuários com equipamentos portáteis em uso fora da Unifesspa devem procurar a unidade responsável, para a coleta física das informações.

A titular da Dialp, Luciene Neres, destaca que o sucesso da ação depende prioritariamente  da colaboração das unidades, com participação efetiva no levantamento físico, identificação dos bens de projeto e de particulares, e controle sobre as movimentações dos bens entre unidades após a realização do inventário, garantindo assim a manutenção do trabalho desenvolvido e facilitando a realização do inventário ano após ano. “Nesse sentido, parabenizamos a gestão do ICSA pelo sucesso da ação no referido instituto, que contou com a participação efetiva do servidor Romário de Sousa Madalena, o que contribuiu muito para o êxito da ação”, finaliza.

*Com informações da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio (Dialp/Unifesspa)