Ação de saúde oferta diversos serviços e reúne centenas de pessoas na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h30
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 19h59

acao saude 1Uma grande ação de saúde reuniu centenas de pessoas da comunidade universitária e do bairro Cidade Jardim nesta quinta-feira (15), na Unidade III da Unifesspa, em Marabá. Organizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, por meio da Divisão e Saúde de qualidade de Vida (DSQV), a ação integra o calendário de eventos alusivos aos 10 anos da Unifesspa e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Marabá e de parceiros externos.

Pela manhã, foram ofertados diversos serviços, a exemplo de vacinação contra a influenza e Covid-19, aferição de pressão arterial e glicemia, cálculo de IMC, testes rápidos de Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), atendimentos em saúde mental (plantão psicológico), educação em saúde e aula de Yoga. Já durante o período vespertino, houve sessões de mediação, aula aberta de pilates, palestra e demonstração de auriculoterapia e aromaterapia, além de mais atendimentos do plantão psicológico.

A servidora técnico-administrativa Bárbara Ranke aproveitou para fazer aulas de pilates e yoga direcionada pela primeira vez. Para ela, oportunidade para desfrutar de um momento relaxante, de conhecer novas práticas e também de contribuir para aumentar a qualidade de vida dos servidores. “Além disso, tem importância desta ação ser aberta à comunidade externa à universidade, que vai perceber este espaço em que nós estamos como um espaço acolhedor, em que as pessoas podem vim e podem usufruir desses serviços”, pontua.

acao saude 2Já Angeli Pena falou sobre os benefícios de ter participado da sessão de auriculoterapia. “Antes de fazer a sessão, eu estava com muita enxaqueca, porque passei o dia muito cansada do trabalho. Por incrível que pareça, em menos de cinco minutos após realizar a técnica os sintomas diminuíram bastante. Me sinto muito melhor e recomendo”.

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, profa. Juliana de Sales, avalia o evento como um grande feito para a saúde e bem-estar da comunidade acadêmica e também a comunidade externa, que foi marcada pela grande participação e engajamento de todos. “Essa adesão demonstrou o impacto positivo da iniciativa e a relevância dos serviços de saúde e bem-estar oferecidos para atender às necessidades da comunidade interna e externa”, afirma.

Ainda segundo a pró-reitora, outro grande sucesso foi o primeiro Plantão Psicológico, feito a partir de uma parceria com o Curso de Psicologia. “Tivemos a participação dos(as) estudantes, professores(as) e egressos(as), que com comprometimento e a empatia criaram um ambiente seguro e acolhedor, onde as pessoas se sentiam à vontade para compartilhar suas preocupações e receber apoio adequado”.

Balanço – Durante todo o dia, foram aplicadas 139 doses de vacinas (Influenza e bivalente da Covid-19). Também foram realizados 66 testes rápidos para Covid-19, 157 atendimentos de pressão arterial e glicemia capilar e 37 atendimentos de IMC (Índice de Massa Corporal). Ofertado de forma on-line e presencial, o plantão psicológico teve 47 atendimentos, entre estudantes e servidores da Unifesspa, além de pessoas da comunidade externa.

acao saude 4"Para mim, além de ser um dia comemorativo, esta ação concretiza a realização de ver a nossa Unifesspa lotada de pessoas da comunidade interna e externa, sendo acolhidas, cuidadas, valorizadas e compartilhando dos serviços e espaços que são de todos. A Universidade mudou a minha vida. Lutaremos para que ela continue mudando a vida de milhares de pessoas", afirmou a chefe da DSQV, Sheila Freire.

Além de Marabá, todos os campi da Unifesspa também tiveram ou vão ter ações de saúde para a comunidade. As próximas serão em Xinguara, no dia 21, e em São Félix do Xingu, no dia 26 de junho. Elas ocorrem em parceria com as prefeituras locais.

*Foto ilustrativa de atendimento do plantão psicológico