Rondon do Pará e Santana do Araguaia festejam os 10 anos da Unifesspa com programação especial

• Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h35
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 17h54

Abraço ICSAAs comemorações pelos 10 anos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) estão acontecendo em todos os campi. Nos dias 9 e 10, quem celebrou foi a comunidade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus de Rondon do Pará. E, de 12 a 17, foi a vez do Instituto de Estudos do Araguaia, campus Santana do Araguaia. O mês de junho ainda contará com programações nos campi de Xinguara e São Félix do Xingu.

Em Rondon do Pará, o ICSA recebeu a feira de produtos da agricultura familiar, organizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Houve também atendimento em saúde, com medição de pressão arterial, glicemia e aplicação de vacinas, e solenidade, com a presença de autoridades, discentes, docentes, técnicos-administrativos e outros atores da sociedade civil. Houve, ainda, a inauguração do primeiro equipamento esportivo da Unifesspa, uma arena de vôlei, construída com a colaboração das prefeituras de Rondon, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo e de comerciantes locais.

RosaPeres ICSAA professora Rosa Peres, atual secretária municipal de cultura de Rondon do Pará, recebeu uma homenagem especial pela sua participação na formação do então polo da UFPA na cidade, que veio a se tornar o ICSA. “Para mim, é uma honra estar aqui nesses 10 anos da Unifesspa e ter contribuído para esta história. É gratificante lembrar como isso tudo começou e ver essa estrutura que temos hoje”, ressaltou Peres.

“A Unifesspa é uma conquista coletiva e é feita todos os dias de forma colaborativa”, ressaltou o diretor do ICSA, prof. Dr. Jax Nildo Aragão Pinto. Para o docente, a presença da universidade no interior da região é fundamental para a promoção da melhoria da qualidade de vida da população. “Não tem como pensar no futuro sem olhar para educação”, frisou.

Bolo IEAEm Santana do Araguaia, cursos e oficinas do III Encontro de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Epepe) e os jogos universitários do IEA, além de cerimônia foram os destaques da programação. A ações contaram, ainda, com visitas ao Projeto Quelônio, à Aldeia Kayapó e à Praia do Boto (Barreira do Campo), encerrando com o II “Arraiá” Universitário.

O Diretor o IEA, prof. Dr. Carlos Maviael, enfatizou a importância das parcerias e o papel da Unifesspa em Santana do Araguaia e entorno. “Nós só conseguimos fazer esta programação especial porque contamos com o apoio de muita gente. Técnicos, docentes, discentes e apoiadores como a Fapespa foram fundamentais. É assim que se constrói universidade pública, que tem a missão de colocar de vez no mapa regiões como a do Aragaia. É isso que estamos fazendo aqui”.

III Epepe IEAO reitor da Unifesspa, prof. Dr. Francisco Ribeiro, esteve na programação dos dois campi e destacou o envolvimento da comunidade nas celebrações. “Foi uma grande alegria ver os institutos cheios de gente, com comunidade interna e externa mobilizadas para festejar a Unifesspa. Nossa universidade nasceu assim, coletivamente, aberta a todos os públicos, e esses 10 anos só reforçam a importância do envolvimento de todo mundo na vida universitária”, finalizou.