Rondon do Pará e Santana do Araguaia festejam os 10 anos da Unifesspa com programação especial
As comemorações pelos 10 anos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) estão acontecendo em todos os campi. Nos dias 9 e 10, quem celebrou foi a comunidade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus de Rondon do Pará. E, de 12 a 17, foi a vez do Instituto de Estudos do Araguaia, campus Santana do Araguaia. O mês de junho ainda contará com programações nos campi de Xinguara e São Félix do Xingu.
Em Rondon do Pará, o ICSA recebeu a feira de produtos da agricultura familiar, organizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Houve também atendimento em saúde, com medição de pressão arterial, glicemia e aplicação de vacinas, e solenidade, com a presença de autoridades, discentes, docentes, técnicos-administrativos e outros atores da sociedade civil. Houve, ainda, a inauguração do primeiro equipamento esportivo da Unifesspa, uma arena de vôlei, construída com a colaboração das prefeituras de Rondon, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo e de comerciantes locais.
A professora Rosa Peres, atual secretária municipal de cultura de Rondon do Pará, recebeu uma homenagem especial pela sua participação na formação do então polo da UFPA na cidade, que veio a se tornar o ICSA. “Para mim, é uma honra estar aqui nesses 10 anos da Unifesspa e ter contribuído para esta história. É gratificante lembrar como isso tudo começou e ver essa estrutura que temos hoje”, ressaltou Peres.
“A Unifesspa é uma conquista coletiva e é feita todos os dias de forma colaborativa”, ressaltou o diretor do ICSA, prof. Dr. Jax Nildo Aragão Pinto. Para o docente, a presença da universidade no interior da região é fundamental para a promoção da melhoria da qualidade de vida da população. “Não tem como pensar no futuro sem olhar para educação”, frisou.
Em Santana do Araguaia, cursos e oficinas do III Encontro de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Epepe) e os jogos universitários do IEA, além de cerimônia foram os destaques da programação. A ações contaram, ainda, com visitas ao Projeto Quelônio, à Aldeia Kayapó e à Praia do Boto (Barreira do Campo), encerrando com o II “Arraiá” Universitário.
O Diretor o IEA, prof. Dr. Carlos Maviael, enfatizou a importância das parcerias e o papel da Unifesspa em Santana do Araguaia e entorno. “Nós só conseguimos fazer esta programação especial porque contamos com o apoio de muita gente. Técnicos, docentes, discentes e apoiadores como a Fapespa foram fundamentais. É assim que se constrói universidade pública, que tem a missão de colocar de vez no mapa regiões como a do Aragaia. É isso que estamos fazendo aqui”.
O reitor da Unifesspa, prof. Dr. Francisco Ribeiro, esteve na programação dos dois campi e destacou o envolvimento da comunidade nas celebrações. “Foi uma grande alegria ver os institutos cheios de gente, com comunidade interna e externa mobilizadas para festejar a Unifesspa. Nossa universidade nasceu assim, coletivamente, aberta a todos os públicos, e esses 10 anos só reforçam a importância do envolvimento de todo mundo na vida universitária”, finalizou.
Redes Sociais