Mestrado em Educação em Ciências e Matemática comemora 50 dissertações defendidas em 5 anos

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 18h30
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 18h46

O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) alcançou a marca de 50 dissertações de mestrado defendidas. O atual coordenador do programa, prof. Dr. Sávio Bicho, diz que o PPGECM comemora um importante marco para a região e para a área, pois o programa é o primeiro da área fora da capital paraense e tem formado muitos profissionais e pesquisadores.

A 50º pesquisa intitulada “Como alunos dos anos finais do Ensino Fundamental explicam os textos matemáticos: compreensão de problemas algébricos” foi defendida pela mestranda Naiara Sirilo Vitória Araújo sob a orientação do prof. Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior e coorientação do prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo. Naiara relata. “O mestrado que concluí foi de fundamental importância para melhorar a minha formação como docente, as pesquisas e leituras realizadas permitiram um olhar profundo sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O conhecimento que adquiri foi gigantesco com as disciplinas ofertadas” disse a recém mestre Educação em Ciências e Matemática.

Importante ressaltar que o número de vagas vem sendo ampliado, o que impacta fortemente a qualidade de ensino na Educação Básica e também na formação de professores. “Alcançar 50 defesas em 5 anos denota o compromisso dos orientadores e orientandos na construção de um programa de pós-graduação potente na nossa universidade”, pondera.

O PPGECM possui a área de concentração “Educação em Ciências e Matemática”, tendo objetivo de “Contribuir para uma formação científica e cultural qualificada de docentes-pesquisadores, pesquisadores e profissionais especializados na área de Educação em Ciências e Matemática, para atuarem por meio de uma visão crítica, sistêmica e multidisciplinar na solução de problemas de ensino e aprendizagem relacionados às instituições de educação básica e superior, assim como reunir esforços para responder aos diferentes anseios das comunidades escolares, universitárias e de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, fornecendo produções científicas, recursos materiais, além de recursos humanos qualificados, alcançados por meio de estudos avançados, projetos institucionais e pela implementação de políticas públicas.

Dentre os egressos, onze estão cursando doutorado em outras instituições, resultante da sólida formação vivenciada no PPGECM. Atualmente, o corpo docente é composto por 19 professores permanentes, uma professora colaboradora e dois professores visitantes.