IEX promove solenidade de abertura das comemorações ao aniversário de 10 anos da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 00h24
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h27

SFXAs festividades em comemoração ao aniversário de 10 anos da Unifesspa começaram nesta semana no Instituto de Estudos de São Félix do Xingu (IEX) com ações de saúde na segunda-feira (26), com a sessão solene no auditório do instituto e parabéns cantando pela comunidade acadêmica, seguida de corte de bolo e interação, nesta quinta-feira (29). A programação continua no dia seguinte (30) com o Arraial do instituto e diversas atividades culturais, além da venda de comidas típicas, realizada pelos discentes.

A solenidade de abertura oficial das comemorações do aniversário da Unifesspa contou com a participação do reitor, Francisco Ribeiro; do diretor geral do Instituo de Estudos do Xingu, Luiz Paulo de Sousa Correia; da Secretária Municipal de Educação, Roselma da Silva; da representante do corpo docente, Luciana de Barros Ataide; da representante da categoria técnicos-administrativos, Kely Cristina de Oliveira e da representante dos discentes, Layse de Cássia Barros.

A solenidade teve início com o discurso da representante dos discentes, Layse de Cássia, que é moradora de São Félix do Xingu e aluna do curso de ciências biológicas, que contou um pouco da sua trajetória na Unifesspa. “Faço parte da história dessa universidade, do tempo que tínhamos salas cedidas pela Seduc e fico muito orgulhosa de ver a evolução, que mudamos de realidade e que hoje termos o nosso próprio prédio”, vibrou.

Já a representante dos técnicos-administrativos, Kely Cristina, destacou a importância e a representatividade de compor a mesa solene. “Falar aqui é muito importante e representativo para mim. Tenho muito orgulho e satisfação, principalmente sabendo que o nosso trabalho contribui para a formação de várias pessoas. Além disso, quero destacar que com a conquista desse prédio conseguimos também um espaço mais organizado em relação ao que tínhamos anteriormente. Essa mudança permitiu uma melhor estruturação da área administrativa” frisou.

IEX

A docente, Luciana de Barros Ataide; lembra que existiu uma história antes da Unifesspa. “Eu estudei Letras em Marabá porque o ensino superior ainda não chegava no interior, como Xinguara, São Félix e outras regiões”, contou acrescentando que foi durante a faculdade que decidiu que seria professora universitária, “assim como aconteceu comigo, sei que aqui também no IEX muitas vidas são inspiradas e transformadas, pessoas que se inspiram e também decidem ser professores universitários. Por isso, digo a importância de termos campus onde hoje temos, no interior do estado. Se não fosse a Unifesspa aqui muitas pessoas não teriam a oportunidade de ter acesso ao ensino superior”, destacou.

A transformação de vida também foi realidade para a Secretaria municipal de educação, Roselma da Silva. “A educação oportunizou uma mudança de vida, ingressar numa universidade, que deu a oportunidade de crescer profissionalmente e ter uma mudança de vida”, disse acrescentando que a educação pública em São Félix nasceu da necessidade de mudar a vida e transformar a realidade de quem estava em cidades distantes. “Isso é uma vitória social, de vida e política”, afirmou.

De acordo com o diretor do IEX, grande parte da população sabe a importância da educação, mas quem está todos os dias trabalhando diretamente sabe ainda mais. “Nós que estamos aqui todos os dias sabemos ainda mais o poder de transformação da educação na vida das pessoas.  Eu considero a família iexiana fundamental para o iex”, argumentou.

Em seu discurso, o Reitor, Francisco Ribeiro, lembrou da magia e energia durante as cerimonias de formaturas. “É um momento tão importante na vida das pessoas que, da última vez que estive, aqui percebia em uma cerimônia dessas, a emoção que estava no ar. Dava para sentir o orgulho dos amigos, familiares e dos próprios formandos”, destacou.