Fecampo e Nuade participam da mobilização para 7ª Marcha das Margaridas

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 14h36
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h08

WhatsApp Image 2023-07-07 at 10.44.49 (1).jpegA Marcha das Margaridas foi criada para marcar o assassinato e celebrar a memória da trabalhadora rural e sindicalista, Margarida Alves, morta em 12 de agosto de 1983, na Paraíba. Realizada por mulheres camponesas e das florestas, a cada quatro anos, desde 2000, a próxima edição acontecerá na primeira quinzena de agosto, em Brasília. O lema escolhido para este ano foi “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.

Como parte dessa mobilização, um coletivo de mulheres composto por representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri-PA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará(Unifesspa), Sindicato dos bancários, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Instituto Federal do Pará (IFPA-campus rural) e Instituto Zé Claudio e Maria (IZM) se reuniram nos dias 15 e 16 de junho, na Fundação Agrária Tocantins-Araguaia (FATA), em Marabá, para discutir questões e pautas relacionadas à 7ª Marcha das Margaridas.

Entre as pautas das trabalhadoras rurais do sudeste do Pará, o destaque foi a reivindicação de políticas públicas voltadas ao combate à violência contra a mulher, como, por exemplo, a criação da Delegacia da Mulher, nos municípios da região, e melhores condições de sistema de saúde da mulher do campo, das florestas e das águas, que estão diretamente relacionadas às condições de vida e trabalho aos quais estão submetidas.

WhatsApp Image 2023-07-07 at 10.44.50 (1).jpegA expectativa é que, este ano, o evento reúna o maior número de mulheres da história da Marcha das Margaridas, se consolidando como a maior mobilização de mulheres da América Latina, e continue alimentando, através da memória e história de luta de Margarida Alves, as lutas por terra, território, trabalho, o corpo das mulheres, a dignidade humana e uma sociedade justa.

Para garantir a viagem de maior número de mulheres do sudeste do Pará, incluindo as discentes da Unifesspa que são do campo, das florestas e das águas, o coletivo realizou ações de captação de recurso e apoio logístico, tais como rifas, bazar e feijoada. Agora, as ações estão sendo voltadas a receber doações de roupas e adereços usados, e a organização de mais de um ônibus para a viagem até Brasília. Para aqueles que desejarem apoiar, entrem em contato com os telefones (94) 992768213 (Profa. Ananza M. Rabello - Unifesspa), (94) 991436143 (Profa. Ailce Margarida - Unifesspa) ou (94) 992609909 (Caira Alves – Fetagri-PA).

Por: Antônio Luiz Ferreira