Jogos Internos da Unifesspa 2023 promovem integração e reúnem mais de 800 atletas em diversas modalidades

• Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 10h23
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 10h50

WhatsApp Image 2023 07 17 at 17.01.47

U​m sucesso. Assim é o balanço da organização dos Jogos Internos da Unifesspa​ 2023, realizado entre os dias 13 a 16 de julho, em Marabá. A cerimônia de abertura aconteceu no Campo Piçarrão​ e para iniciar a programação da noite as atléticas e equipes desfilaram com suas delegações. O momento de solenidade contou com a presença do ​pró-reitor de ​Ensino de Graduação, Denilson Costa, ​ neste ato representando a reitoria, ​dos professores do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar), Daniel Nogueira e Evaldo Gomes, ​e completando a mesa o aluno Pedro Dias. Esta é a primeira edição dos Jogos após a paralisação devido ​à pandemia d​a Covid-19.

O início da solenidade foi marcada pela execução do Hino Nacional. A mesa de abertura simbólica fez suas considerações. O pró-reitor Denilson Costa ​​citou a importância de jogos com respeito ao próximo, com empatia para que seja uma boa experiência para todos. O professor Daniel Nogueira falou da importância da volta dos jogos para a comunidade acadêmica. “​Depois de três anos a gente retorna com os jogos da Unifesspa e isso não seria possível sem o apoio, sem a participação​ e sem o comprometimento de cada uma das atléticas, professores e estudantes​. Vocês são o sentido dessa universidade existir aqui no Sul e Sudeste do Pará​. Se esses jogos vão acontecer é por causa de vocês” ​. Nogueira encerrou a fala agradecendo a organização dos Jogos, no nome do professor Evaldo Gomes e desejou boa sorte a todos os participantes.

A comissão organizadora formada em sua maioria por alunos foi coordenada pelo professor Evaldo Gomes, que formou uma equipe e trabalhou para a realização dos jogos desde fevereiro deste ano.  Evaldo participou da mesa de abertura e falou sobre a importância da volta dos Jogos Universitários como atividade acadêmica. “Os jogos são uma demanda dessa mesma comunidade acadêmica​. Trata-se de uma atividade de integração, de acolhimento e que mostra a diversidade que existe dentro da Unifesspa”, declarou​. O professor​ afirmou, ainda​, afirmou a importância da integração que os jogos proporcionam com alunos indígenas, quilombolas e de alunos de cursos intervalares como Educação do campo.

IMG 1307

​“Pela primeira vez, a Educação do Campo está presente na Universidade para participar também dos jogos. Então os Jogos têm que ser pensados dessa forma para que seja inclusivo, diverso e integrador. Eu espero que nos próximos jogos tenhamos condições de trazer atletas de todos os cantos, de todas as turmas que não estão em Marabá. Que possamos incluir os atletas PcD, porque eles também são importantes para essa universidade e eles também demandam atividades esportivas”, finalizou fazendo um apelo para que as próximas edições sejam ainda mais inclusivas.

Num momento emocionante, estudantes e professores se revezaram na condução da tocha até que a discente quilombola Linda Trindade acendeu a pira olímpica. Os jogos começaram, oficialmente com pontapé inicial do professor José Stenio​, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face)​, para a partida simbólica de futebol feminino entre os times Quilombola e Kaxerê​. Após​, ocorrerão ainda duas partidas de futebol masculino, Estruturados contra Juriscopata e Cilindrada contra Moju F.C.

WhatsApp Image 2023 07 17 at 17.01.45 2

O estudante de Ciências Biológicas, Daniel Almeida, participou do futsal masculino pelo time da Atlética Carnívora, campeã da modalidade. “Os Jogos Internos 2023 foram uma experiência incrível e extremamente marcante para mim, tanto jogador como torcedor. Sou aluno da Unifesspa desde 2018, esse foi meu terceiro Jogos e tive a glória de ser campeão. Devido a última edição ter sido em 2019, foi ainda mais especial, porque ficou naquele clima de copa, de olimpíadas, que são disputadas de 4 em 4 anos”, afirmou o aluno.

Daniel ainda elogiou a organização dos Jogos, apesar dos empecilhos, e falou sobre o clima de competição. “Foi excelente, muita competitividade e respeito entre os atletas de maneira geral. Indico para os alunos calouros que não jogaram para participar mais dos próximos jogos, seja torcendo ou jogando mesmo. Já estou com saudades extremas do JIU”, finalizou Daniel.

Os Jogos Internos reuniram mais de 800 atletas, entre discentes, docentes, técnicos e terceirizados, que devem participar do evento que terá disputas em várias modalidades individuais e coletivas. As diversas modalidades foram desempenhadas em diversos pontos da cidade de Marabá. Confira os resultados finais de todas as modalidades:

WhatsApp Image 2023 07 17 at 17.01.46IMG 2524

MODALIDADES COLETIVAS