Projeto ‘Informações e Cuidados em Saúde’ publica artigo na revista Peer Review

• Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 10h04
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 09h55
Integrantes do projeto Wesley Gabriel, Valéria Lourenço, Maria Paula, Ana Karolina e o coordenador Luann Sena
imagem sem descrição.

O projeto de iniciação científica ‘Informações e Cuidados em Saúde’ obteve êxito na publicação de um artigo que aborda o “Uso popular de plantas medicinais no Sudeste do Pará, Brasil” na revista Peer Review. Um estudo semiestruturado foi realizado, em que foi aplicado um questionário composto por questões relacionadas ao perfil socioeconômico, ao uso, forma e frequência da utilização de plantas medicinais, durante visitas às residências de moradores da região.

De acordo com os 153 entrevistados, com idade entre 18 e 80 anos, sendo a maioria do sexo feminino, as plantas mais utilizadas foram Mastruz, Gengibre, Camomila, Erva-cidreira, Lesma, Boldo-do-chile. Os dados mostraram o alto índice de consumo de plantas medicinais pela população. "Muitas pessoas apresentam falta de informações sobre o uso racional desses produtos, especialmente no seu uso contínuo, o que acaba provocando sérios problemas de saúde na população. Por isso, é necessário medidas de educação em saúde para diminuir os riscos e favorecer a saúde e bem-estar desses pacientes", destacam os pesquisadores.

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Luann Wendel Pereira de Sena, do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), e conta como participantes os alunos Wesley Gabriel Dutra Domingos (Faculdade de Psicologia) e Maria Paula Santos de Souza (Faculdade de Saúde Coletiva) em colaboração com outros discentes e docentes, vinculados ao Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq.

Luann Sena, coordenador do projeto, comenta a importância do artigo. “Foi uma pesquisa de muita importância para região, pois sabemos que as plantas medicinais são muito usadas para o tratamento de agravos.  Além disso, muitas pessoas usam essas substâncias sob a falsa ideia de que elas não apresentam risco. Dessa forma, a partir dessa publicação teremos a possibilidade de produzir estratégias para o uso racional e consciente dessas substâncias. E tivemos a alegria de termos o nosso estudo publicado em uma revista de alto impacto”, relatou.

Por: Antônio Luiz Ferreira