Dupla conquista: 1º Doutorado da Unifesspa (PROFHISTÓRIA) e posto na Coordenação Nacional

• Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 10h19
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 09h56

plenária canRecentemente, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) obteve duas importantes conquistas para a ampliação e consolidação da pós-graduação na instituição. A primeira delas se deu no último dia 10 de julho, quando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a aprovação do doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória). O curso será ofertado no Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), Campus Xinguara, sendo este o primeiro doutorado de toda Unifesspa, como instituição que titulará seus estudantes.

A segunda conquista, por sua vez, ocorreu na Plenária Nacional do ProfHistória, ocorrida entre 14 e 15 deste mês, durante o 32º Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), realizado em São Luís (MA). Na ocasião, o atual coordenador local do ProfHistória da Unifesspa, Prof. Bruno Silva, recebeu o convite e foi eleito junto ao novo grupo de sete docentes que integrarão a Comissão Acadêmica Nacional (CAN). A nova gestão contará com a Direção do Prof. Marcelo Magalhães, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Duas conquistas institucionais e de todo o corpo docente, discente do programa e do instituto.

“Com apenas nove anos de existência, nossa Faculdade de História já conta um mestrado e agora com o doutorado. Não é todo dia que acontece isso. Além disso, aceitar o convite da CAN representa um desafio pessoal muito grande, mas que resolvi assumir porque o pedido me colocará em contato direto com a área de Avaliação da CAPES. Isso, certamente, institucionalmente falando será muito válido para que eu consiga não apenas contribuir com o ProfHistória, em particular, e com a Unifesspa, em geral. Até porque somos uma universidade nova e ainda há poucos programas de pós-graduação, campo, portanto, no qual temos muito o que aprender e crescer. Espero corresponder às expectativas: estou muito feliz”, comemora o coordenador do curso, Prof. Bruno Silva.

Para o Diretor de pós-graduação da Unifesspa, Prof. Francisco Adriano Carvalho, as recentes conquistas, como a aprovação de novos programas/cursos de pós-graduação e a evolução no conceito CAPES dos cursos são frutos do esforço coletivo do corpo docente, técnico e da administração superior. “Essas conquistas representam a consolidação de um projeto que visa a oferta de ensino e pesquisa de excelência na Amazônia, a fixação de recursos humanos qualificados, o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região sul e sudeste do Pará, a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com base nos valores do respeito à diversidade, da busca da autonomia e da afirmação da sua identidade”, declarou.

Sobre o programa

O ProfHistória tem como objetivo realizar a formação continuada para professores de História que atuam na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. O programa, que desde 2013 oferta curso para qualificação de mestres em Ensino de História, é um curso que congrega 39 universidades do país, tendo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como instituição âncora. A definição do número de vagas ainda está em processo de discussão e será decidida em uma próxima Plenária Nacional.

Adicionalmente, a data de entrada da primeira turma no doutorado também será definida durante essa reunião, mas que será, certamente, no ano que vem, 2024. Trata-se de um dos maiores programas de pós-graduação do mundo e o primeiro da América Latina, sendo que o Doutorado já inicia com nota 5, o que, certamente, traz muita expectativa, representando ainda uma imensa responsabilidade. As vagas do curso na Unifesspa serão ofertadas no Campus Xinguara.