Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre o Fenômeno da Bruxaria organiza primeiro seminário
O Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre o Fenômeno da Bruxaria (LEIB), vinculado a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, fará a primeira edição de um seminário do grupo de pesquisa que trata de estudos feministas com as diferentes formas de expressão e conhecimento sobre a bruxaria. O seminário ocorrerá no Auditório da Unidade I, no dia 2 de agosto, às 19 horas, e será aberto a todos os estudantes e comunidade externa interessada.
O evento visa promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as diversas formas de compreender e abordar o fenômeno da bruxaria ao longo da história e nas diferentes áreas do conhecimento. Também objetiva compreender o fenômeno da bruxaria ao longo do tempo, tanto na historiografia quanto nas representações literárias, cinematográficas, entre outras. A atividade marca o início das atividades do LEIB e propõe uma abordagem comparativa e intertextual, articulando os estudos feministas com as diferentes formas de expressão e conhecimento sobre a bruxaria.
O grupo de pesquisa é coordenado pelos professores Dr. Marcus Reis, da Faculdade de História (FAHIST), e a profa. Dra. Amanda Jacobsen, da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (Falet), e tem como bolsista e monitora, a discente Laura Destefany, do curso de Licenciatura em Letras-Inglês. Os professores coordenadores e especialistas no estudo da bruxaria em suas múltiplas dimensões e manifestações serão os palestrantes do evento que falarão sobre o fenômeno da bruxaria e suas interpretações no tempo.
O grupo tem o objetivo de compreender, analisar e (correlacionar o fenômeno da bruxaria ao longo do tempo, tanto na historiografia quanto nos estudos literários e outras manifestações culturais e procura desenvolver estudos interdisciplinares sobre o fenômeno da bruxaria em suas diversas facetas históricas, culturais, sociais e simbólicas. As futuras atividades que serão desenvolvidas visam acolher diversas variações da temática, baseadas em leituras e discussões. Os encontros se darão em formato online para que uma grande demanda de interessados possa partilhar de seus conhecimentos, promovendo, assim, uma investigação científica a respeito do tema.
As inscrições para o evento vão até o dia 1° de agosto, por meio do Sigeventos, com certificação de cinco horas para os inscritos.
Redes Sociais