Discente do PDTSA realiza defesa de dissertação em comunidade rural onde desenvolveu sua pesquisa

• Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 15h32
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 08h39

No dia 21 de julho de 2023, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi realizada a defesa de dissertação da mestranda Tamires Pereira Vieira, intitulada “Juventudes e escola: reflexões sobre o Ensino Médio na Amazônia a partir dos jovens estudantes rurais da Vila São Raimundo do Araguaia, Pará".

A dissertação propôs a analisar a construção social dos projetos de vida dos jovens estudantes rurais da Vila São Raimundo do Araguaia na relação com a família, o trabalho e a escola. A defesa ocorreu na própria comunidade rural do município de Brejo Grande do Araguaia, onde a pesquisa foi desenvolvida, e contou com a presença de familiares, amigos e colegas da mestranda, além de moradores locais e mesmo de jovens rurais que constituíram o corpus empírico da pesquisa. Foi um importante momento de diálogo entre sociedade e universidade, que para além do rito de finalização do mestrado, também consistiu em uma “prestação de contas” da pesquisadora para com as pessoas de seu universo de análise.

A banca examinadora da dissertação, orientada pela Profa. Dra. Laila Mayara Drebes (PDTSA), foi composta por: Profa. Dra. Rejane Cleide Medeiros de Almeida do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); Profa. Dra. Maura Pereira dos Anjos da Fcauldade de Educação do Campo (Fecampo) e Profa. Dra. Nilsa Brito Ribeiro (PDTSA). A dissertação foi aprovada pela banca e após o encerramento da defesa, as professoras foram convidadas a conhecer a Vila São Raimundo do Araguaia pelos moradores locais.