Lacam apresenta resultados preliminares de pesquisa e extensão em jornada de exposições

• Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 13h50
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 16h23

oficina lacamO Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam)​ apresenta, ​de 8 a 10 de agosto, os resultados preliminares de Pesquisa e Extensão. O evento marca um momento de destaque para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório, com o propósito de aprofundar o entendimento das dinâmicas econômicas e sociais da região.

Desde sua criação, o Lacam tem desempenhado um papel crucial no cenário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e no desenvolvimento regional. A Jornada de Exposições reúne um elenco notável de pesquisadores, professores e estudantes do Laboratório, além de servidores da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que compartilham suas investigações e descobertas com a comunidade acadêmica e o público em geral.

De acordo com professor e pesquisador do Lacam, Daniel Nogueira, essa iniciativa engloba estudos cruciais para a Faculdade de Ciências Econômicas (Face), para o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano da Amazônia (PPGPAM), e o Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (Iedar) da Unifesspa. “Neste evento, além de compartilharmos o conjunto de ações de pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Laboratório, poderemos construir uma interconexão entre essas variadas iniciativas”.

As apresentações da Jornada de Exposições compreende​m as nove linhas de pesquisas que possuem no Lacam, coordenadas por professores e pesquisadores da Unifesspa. São el​as: Conjuntura Econômica Regional​, coordenada pelo ​professor Jarbas Carneiro; Financiamento do Desenvolvimento​, coordenada pelo ​professor Rafael Guimiero; Núcleo de Estudos Econômicos para Povos Indígenas (NUPI)​, coordenada pelo ​professor Evaldo Gomes; Pobreza e desigualdade​, coordenada pelo ​professor Daniel Nogueira; Modelos de Insumos e Registros Administrativo​, coordenada pelo ​professor Lucas Rodrigues; Estudos sobre Mineração e Contabilidade Social com recorte Regional​, coordenada pelo ​professor Giliad Silva; ​e Violência e repercussões Socioeconômica​, coordenada pela ​professora Flávia Lisbôa.

A Jornada de Exposições do Lacam promete ser uma oportunidade enriquecedora para todos os participantes, com apresentações, discussões profundas e uma visão única sobre as pesquisas que permitem importantes análises e ações para a região. À medida que o evento avança, espera-se que os resultados de pesquisas compartilhadas alimentem debates construtivos e inspirem novas colaborações, fortalecendo ainda mais o papel do Lacam na produção de conhecimento e inovação regional.

lacam oficnas

*Com informações do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia