VIII Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa terá como tema “O professor universitário como pesquisador da própria prática”

• Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 13h01
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 15h59

seminário formação docenteO Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa, na sua oitava edição, terá como tema “O professor universitário como pesquisador da própria prática” e será realizado, presencialmente, no dia 05 de setembro de 2023, no auditório da Unidade III do Campus de Marabá da Unifesspa. Com o debate acerca dessa temática, o seminário pretende contribuir com a construção de uma prática docente reflexiva e autonomia intelectual, social e pedagógica dos docentes da Unifesspa.

Na programação, pela manhã, inicialmente, terá um café da manhã, as boas-vindas, uma atividade cultural e a mesa de abertura. Na sequência, acontecerá uma conferência, intitulada “O professor universitário como pesquisador da própria prática”, que terá como palestrante o Prof. Dr. Altair Alberto Fávero, pesquisador, estudioso dessa temática, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Essa conferência terá como objetivos refletir sobre a possibilidade de o professor tomar a prática pedagógica como fonte de reflexão, de análise e de aprendizagem; abordar conceitos e metodologia(s) que fundamentam a pesquisa sobre a própria prática, bem como desafios de tornar o docente universitário um profissional pesquisador da própria prática docente e apresentar possibilidades para que o professor universitário possa tornar o exercício da docência um objeto de pesquisa/reflexão.

No turno vespertino, terá uma atividade intitulada “Relatos: O professor pesquisador/reflexivo em formação”. Essa atividade, com o objetivo de socializar relatos sobre o desenvolvimento da profissionalidade como professor reflexivo, contará com a participação dos seguintes docentes da Unifesspa: Patrícia Romano (ILLA); Ailce Margarida Negreiros (ICH); Marcilene Feitosa (ICSA); Elizeu Melo (IGE); Aderbal Cavalcante Neto (IETU); Aline Cavalcanti (IESB); e Waldemar Borges (IEX). Uma atividade cultural finaliza a programação desse evento.

A inscrição no seminário deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até o dia 04 de setembro de 2023 e está aberta aos servidores da Unifesspa, especialmente os docentes, e demais interessados(as).

A organização do evento é da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (Cadd)/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (Difdad) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/Unifesspa). Para mais informações, os interessados podem enviar e-mail à Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a programação:

08h30min às 9h - Café da manhã.

09h - Boas-vindas e atividade cultural.

09h15min - Mesa de abertura.

Convidados(as): Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa – Reitor da Unifesspa;

Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino - Chefe da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente/

Proeg.

09h30min - Conferência: O professor universitário como pesquisador da própria prática.

Convidado: Prof. Dr. Altair Alberto Fávero - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF.

Moderadora: TAE. Esp. Cleuzeni Santiago da Silva - Coordenadora de Acompanhamento Docente e Discente/Proeg.

11h– Debate.

12h - Almoço.

14h30min -  Relatos: O professor pesquisador/reflexivo em formação.

Convidados(as): Profa. Dra. Patrícia Aparecida Beraldo Romano - Letras Português/ILLA;

Profa. Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves - Educação do Campo/ICH;

Profa. Dra. Marcilene Feitosa Araújo - Administração/ICSA;

Prof. Dr. Elizeu Melo da Silva - Engenharia Química/IGE;

Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto - Zootecnia/IETU;

Profa. Dra. Aline Coutinho Cavalcanti - Saúde Coletiva/IESB;

Prof. Dr. Waldemar Borges de Oliveira Junior - Ciências Biológicas/IEX.

Moderadora: TAE. Dra. Leila Aparecida de Souza – Diretora de Ensino da Proeg.

16h30min - Intervalo para lanche.

16h45min - Debate.

17h 45min- Atividade cultural.

18h - Encerramento.

*Com informações da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (Cadd) e Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (Difdad) da Proeg