Adoecimento mental dos estudantes e seus impactos para permanência e conclusão foi tema de discussão no XXI Fonaprace

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 10h18
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 12h00

fonaprace Entre os dias 15 e 17 de agosto, em Ilhéus (BA), ocorreu o XXI Encontro Regional Norte e Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores (as) de Assuntos Estudantis (FONAPRACE). O encontro objetiva formular políticas e diretrizes para fortalecimento e execução da política de assistência estudantil e contou com a participação de pró-reitores/gestores e equipes técnicas que atuam na assistência estudantil das universidades federais do norte/nordeste.

Durante a programação do evento, realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a professora Lúcia Cavalcante, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa e vice- coordenadora Norte do Fonaprace, compôs a mesa redonda sobre o "Adoecimento mental dos estudantes e seus impactos para permanência e conclusão".

Na mesa foi apresentado um panorama do sofrimento mental dos estudantes, as ações realizadas para prevenção de agravos, bem como a condição de trabalho das equipes de Saúde mental, que operam com quantidade insuficiente de servidores nas IFES das Regiões Norte e Nordeste. Por sugestão da pró-reitora foi incluída no documento final do evento, a Carta de Ilhéus, a proposta de um evento nacional entre as equipes de Saúde Mental das IFES, visando o compartilhamento das ações, desafios e possibilidade de cooperação na rede federal de Universidades.

“A Permanência estudantil passa necessariamente por acolhimento. É preciso ter um olhar atento aos sentimentos e lutas pessoais de cada aluno/a/e. Nessa mesa levamos nossa firme convicção de que cuidar da Saúde mental é vital para o atingimento da nossa missão institucional", declarou a pró-reitora.

fonaprace lucia

FONAPRACE - O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) é composto pelos pró-reitores e coordenadores de assuntos comunitários e estudantis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil. São realizadas pelo menos duas reuniões nacionais anualmente, precedidas de encontros preparatórios regionais, em que são levantadas as demandas.

O Fórum visa formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, a nível regional e nacional; assessorar permanentemente a Andifes; participar ativamente na defesa da educação pública e gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém; promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos semelhantes.