Audiência Pública debate sobre a implantação do curso de Medicina e do Hospital Universitário na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 17h05
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 11h59

HU1A Câmara Municipal dos Vereadores de Marabá foi palco, na manhã desta sexta-feira (18), de uma audiência pública que debateu sobre a implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Além disso, também foi apresentado a necessidade de construção do Hospital Universitário que atenderá Marabá e região, sendo referência para a região sul e sudeste do estado.

Compondo a mesa, estiveram presentes o vereador Miguelito Gomes, o deputado federal Airton Faleiro, o deputado estadual Dirceu Ten Caten, o reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro, a prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade, o representante do Ministério da Saúde, Delcimar Sousa e, em nome do Ministério da Educação, Igor de Melo. Também foi pauta da audiência pública a criação do Instituto Federal do Sul e Sudeste do Pará, por isso, a diretora geral do Campus Rural de Marabá, Maria Suely Ferreira Gomes, teve grande representatividade no debate e composição da mesa.

A implantação do curso de medicina e a criação de um hospital universitário tem impacto para a região do sul e sudeste do Pará. Por isso, a Unifesspa tem lutado, e buscado apoio político junto a parlamentares, membros do executivo e diversas frentes.

HU2

O projeto de implantação do curso de medicina na Unifesspa vem desde 2014, quando a universidade assinou um protocolo com o MEC em que previa o curso de medicina no leque de possibilidades de graduações que a instituição oferece à comunidade. No entanto, os anos que sucederam após 2014 foram de instabilidade no cenário da política nacional, em contextos de desvalorização da educação.

De acordo com o reitor Francisco Ribeiro, o Ministério da Educação (Mec) tem uma visita à Unifesspa pré-agendada para o mês de setembro, para novamente avaliar a universidade e ver as reais chances de implantação do curso. “Nós estamos esperançosos para que todos os acordos que foram pactuados no passado permaneçam e se tornem realidade”, destaca.

Como representante das prefeituras vizinhas, Adriana Andrade, prefeita de Rondon do Pará também esteve presente na audiência pública. A prefeita destacou a importância de se ter mais um curso de medicina na região para que seja horizonte dos estudantes que querem ingressar no ensino superior. Além disso, destaca a criação do hospital universitário, porque é fundamental que a prática seja aliada à teoria. Adriana que já tem em Rondon do Pará, município em que é gestora, um campus da Unifesspa, ressalta a qualidade da instituição e contribuição que esta tem para o desenvolvimento da região.

Para o Ministério da Educação (MEC), presente na audiência, por meio do representante Igor de Melo, a expansão do ensino superior na região Sul e Sudeste do Pará é de fundamental importância. Por isso, desde 2018 já existe um processo de credenciamento da Unifesspa para a abertura do curso de medicina. “É uma região de muita importância. Uma área que carece desse curso de medicina e a gente gostaria de manter essa disposição para que, a qualquer momento, possamos orienta-los”, ressaltou Igor. Além disso, o representante relembrou a visita pré-agendada do MEC a instituição no mês de setembro para avaliar as questões estruturais e a necessidade da universidade. “Já tínhamos realizado uma visita em 2018 para essa avaliação, mas por algum motivo não teve continuidade. Agora, recebemos novamente esse pedido da Unifesspa e ficamos muito contentes”, destacou.

Segundo Ribeiro, a implantação do curso de medicina e criação do hospital universitário será uma conquista da comunidade da região sul e sudeste do Pará que poderá se beneficiar com um ensino de qualidade e, consequentemente, com um acesso à saúde de forma democrática.

Por Laura Guido