I Simpósio de Fisiologia e Farmacologia de Peixes Teleósteos do Sul e Sudeste do Pará busca consolidar relevância da região em pesquisas

• Escrito por Antônio Luiz Ferreira, com supervisão de Saulo Alves
  • Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 11h41
  • Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 19h49

logo sigeventosO I Simpósio Fisiologia e Farmacologia de Peixes Teleósteos do Sul e Sudeste do Pará, organizado pelo Núcleo de Fisiologia e Farmacologia de Peixes Teleósteos do Sul e Sudeste do Pará e pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, vai acontecer entre os dias 18 e 20 de setembro, na unidade III da Unifesspa, em Marabá.

O evento tem como objetivo agregar pesquisadores e estudantes em torno dos peixes, buscando consolidar a relevância da região em pesquisas relacionadas à biotecnologia, à fisiologia reprodutiva, ao comportamento, e à farmacologia.

No dia de abertura, 18 de setembro, o simpósio contará com a seguinte programação:

08h: Credenciamento

09h: Mesa de abertura

09h30: Módulo temático: "O estresse na intersecção entre farmacologia, neurociências, e fisiologia reprodutiva" (Palestrantes: Caio Maximino, Diógenes Henrique Siqueira-Silva, Monica Lima-Maximino, Núcleo Emergente de Fisiologia e Farmacologia de Peixes Teleósteos do Sudeste do Pará)

12h: Intervalo para almoço

14h30: Palestra "A peleja social da tilápia-do-Nilo" (Palestrante: Eliane Gonçalves de Freitas, Unesp/S. José do Rio Preto)

17h: Coffee break

Para o dia 19 o simpósio terá:

08h30: Palestra "A neurobiologia do comportamento mutualístico entre peixes: cooperação, cognição e fisiologia" (Palestrante: Marta Candeias Soares, CIBIO/Universidade do Porto)

12h00: Intervalo para almoço

14h30: Apresentação de trabalhos

17h: Coffee break