Discente cego de Psicologia da Unifesspa defende TCC sobre educação inclusiva

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 12h21
  • Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 09h05

Diego defesaA defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do primeiro discente cego a se formar no curso de psicologia na região, aconteceu na tarde desta terça-feira (23) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus Marabá. José Diego Lira, de 32 anos, conta que está vivendo a realização de um sonho e que esse é um passo muito importante na sua formação acadêmica. “É uma felicidade muito grande, estou feliz porque é algo que eu sempre tive como objetivo, de me tornar psicólogo”, destaca Diego.

O tema escolhido para a pesquisa do trabalho de conclusão de curso foi a “Percepção docente em relação à capacidade de aprendizagem do discente cego no ensino superior”. O estudo buscou traçar novos caminhos não só pra da educação inclusiva, mas para várias áreas de inclusão na sociedade.

Para a professora e orientadora, Lúcia Cavalcante, acompanhar a pesquisa desenvolvida por um autor que tem lugar de fala foi uma experiência única. “O estudo trata uma questão que é vivenciada cotidianamente pelo autor. Isso é importante, pois na hora que ele produz o conhecimento, ele também faz com que a gente reflita. Faz com que nós docentes tenhamos uma percepção sobre o nosso relacionamento, sobre as nossas perspectivas, como é que a gente organiza o trabalho pedagógico a ser trabalhado com os discentes com deficiência”, frisou.

Diego

Ainda segundo Cavalcante, essa troca de conhecimento e aprendizado é de grande valor para os docentes e para a Universidade como um todo. “O que tenho a dizer é que a presença do Diego aqui faz uma contribuição para a Universidade e também para as nossas vidas. A medida que nós professores ensinamos, também aprendemos”, destacou.

O momento também foi de grande emoção para dona Josenilda Rodrigues de Lima, mãe do discente, Diego Lira. “Eu estou extremamente feliz, só tenho a agradecer a Deus por ter nos permitido a realizar esse sonho, porque é Ele quem nos ensina e nos dá a inteligência e capacidade para realizar nossos sonhos”, informou.