Auditoria interna da Unifesspa promove capacitação para o fortalecimento da Gestão Pública

• Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 12h38
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h29

Entre 24 e 25 de agosto aconteceu a primeira capacitação realizada pela Auditoria na Unifesspa, com o tema “Auditoria Interna no Fortalecimento da Gestão Pública”. O evento que aconteceu no auditório central da Unifesspa, no campus de Marabá, também foi transmitido via plataforma do YouTube oficial da Unifesspa, por meio do link disponível aqui. O ação contou com a presença de representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Auditoria 1

Na mesa de abertura do evento estiveram presentes o representante da Unidade de Auditoria Interna da Unifesspa, José de Arimateia Brandão; a Chefe do Departamento Técnico de Auditagem da Audin/Unifesspa, Júlia Silva de Paulo; o Pró-Reitor de Administração, Raimundo Nonato; o Secretário de Planejamento, Manoel Ênio Almeida Aguiar; representantes da Unamec, Paulo Marcelo; Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União, Leandro Brum.

Auditoria 2A proposta do evento foi difundir informações em relação ao papel do controle interno, a partir de uma percepção da Auditoria Interna enquanto necessidade de melhoria contínua da gestão. A capacitação do treinamento perpassa diversas áreas como por exemplo, gestão de pessoas, concursos públicos, vestibular e processos seletivos.

Durante a palestra de abertura cujo tema abordou “A relevância do Tribunal de Contas da União - TCU para o fortalecimento da Gestão e alcance dos objetivos institucionais das IFES: desconstruindo narrativas sobre o papel do Controle Externo”, ministrada pelo Auditor Federal de Controle Externo, do TCU, Leandro Brum, foi abordado a mobilidade entre as instituições de ensino, as estratégias de acompanhamento temático das Instituições Federais de Ensino (IFEs).

“O acompanhamento contínuo realizado pelo TCU analisa as 69 universidades ao mesmo tempo, cada um com suas necessidades, especificidades e características. Acompanhamos a transparência, buscando sempre melhorias junto as Ifes, de forma parceira para a melhoria das auditorias que podem auxiliar no crescimento das instituições”, explicou Brum.

Ainda de acordo com o auditor, é importante realizar a segregação das funções para ter maior eficácia na transparência. “A pessoa que faz o pagamento não pode ser a mesma que fiscaliza e nem a que recebe ao material, exemplo”, frisou durante a capacitação.

Auditoria 3

Para o representante da Unidade de Auditoria Interna da Unifesspa, José de Arimateia Brandão Silva, a importância do evento “se dá em que a auditoria interna conjunto com demais órgãos de controle vai munir a gestão de instrumentos e ferramentas para que ela adeque ou confirme suas posturas aos parâmetros legais visando a eficácia, a eficiência e a efetividade das suas ações”, relatou.

O evento terá ações futuras com o objetivo de seguir continuamente capacitando os gestores não só da esfera federal, mas também dos gestores municipais da região.