Stata

Curso oferta capacitação em programa de estatística para estudantes e pesquisadores das Ciências Sociais Aplicadas

• Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 12h56
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h30

Stata

O curso introdutório de Stata voltado a Ciências Sociais Aplicadas acontece de 04 a 06 de setembro no Laboratório de Informática do IEDAR, Campus de Marabá, unidade III. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de setembro na plataforma do SigEventos.

Mas o que é o Stata?

Stata é um programa de estatística, usado para realizar análises econométricas, utilizando dados cross-section, dados em painel e estimação de séries temporais. O software também disponibiliza recursos de tabulação de variáveis e comandos para cálculo das medidas de associação usadas em epidemiologia, como razão de incidências, risco relativo, razão de chances e risco atribuível.

O curso é voltado para estudantes e pesquisadores que desejam ter aprimoramento na tabulação de dados voltados a área de Ciências Sociais Aplicadas. O programa ajudará na realização de simples como calcular média, desvio padrão, testes de hipótese, intervalos de confiança, até estatísticas mais complexas como análise de variância, regressão linear múltipla, regressão não-linear, regressão logística, análise de sobrevivência, entre outros.