em brasília

Mulheres da FECAMPO, NUADE e IFPA-CRMB participaram da 7ª Marcha das Margaridas

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 17h15
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h39

Marcha das Margaridas 1Entre os dias 15 e 16 de agosto, mais de 100 mil mulheres do campo, das florestas, das águas e das cidades floriram Brasília para discutir e reivindicar pautas e políticas públicas “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver” (tema da Marcha das Margaridas deste ano). As pautas foram divididas em 13 eixos políticos e nortearam as atividades da marcha durante os dois dias.

A Marcha das Margaridas é um espaço eminentemente político, e potencialmente formativo, de diálogos e de interação de diversas expressões políticas que levaram às discentes e docentes participantes a se perceberem conectadas à outras mulheres dos quatro cantos do Brasil através das suas vivências, lutas e resistências. Participaram de Plenárias com diversos temas como justiça socioambiental, participação política das mulheres, soberania alimentar e agroecologia, direitos humanos e, também, de oficinas pedagógicas como “Cadernetas agroecológicas e as margaridas pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, “Margaridas brincantes em luta: oficina de danças populares”, e “Saberes e fazeres da educação do campo: experiências e desafios”.

Marcha das Margaridas 2

Como atividade final, as mais de 100 mil mulheres marcharam em direção ao Congresso Nacional, até a Esplanada dos Ministérios, onde ocorreu a cerimônia de encerramento com a presença de lideranças de movimentos sociais, ministros/as e do presidente Lula. Nesta cerimônia foram anunciados alguns programas e diretrizes, tais como, Programa Quintais Produtivos para Mulheres, Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, e Diretrizes Curriculares da Pedagogia da Alternância na Educação Básica e na Educação Superior.

Para as discentes e docentes (Profas. Ananza Mara Rabello, Ailce Margarida Negreiros Alves, Maura Pereira dos Anjos, Maria Neuza da Silva Oliveira e Edimara Ferreira Santos) da Unifesspa presentes, a Marcha das Margaridas representou um lugar de acolhimento e de união de forças para as lutas por valorização das mulheres do campo, das águas e das florestas, por um Brasil sem violência e com soberania popular. A socialização das vivências da Marcha ocorreu no último dia 29/08 através de um momento de trocas potentes e debate sobre a conjuntura política e as conquistas já alcançadas.

Foto socialização 1

A professoras Ananza Mara Rabello e Ailce Margarida Negreiros Alves, organizadoras da viagem até a Marcha, agradecem os apoios financeiros da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo), do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE), Andes-SN Regional Norte II, Sindicato dos Bancários do Pará, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetagri-PA), Instituto Federal do Pará Campus Rural de Marabá (IFPA-CRMB) e o Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), Ordem dos Advogados do Brasil, Marabá, e alguns Vereadores de Marabá. A disponibilidade do ônibus da Unifesspa foi fundamental para a participação da Delegação das estudantes da FECAMPO.