Proeg realizará seminário voltado à atuação de docentes como pesquisadores da própria prática

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 10h21
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h39

WhatsApp Image 2023 08 30 at 13.00.52

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), vai realizar no dia 05 de setembro, o VIII Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa, que nesta edição, contará com o tema “O professor universitário como pesquisador da própria prática”.

Promovido pela Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (Caad), o evento busca contribuir para a construção de uma prática docente reflexiva e autonomia intelectual, social e pedagógica dos docentes da instituição.

Tendo como objetivos refletir sobre a possibilidade de o professor tomar a prática pedagógica como fonte de reflexão, de análise e de aprendizagem; abordar conceitos e metodologia(s) que fundamentam a pesquisa sobre a própria prática, bem como desafios de tornar o docente universitário um profissional pesquisador da própria prática docente; apresentar possibilidades para que o professor universitário possa tornar o exercício da docência um objeto de pesquisa/reflexão e socializar relatos sobre o desenvolvimento da profissionalidade como professor reflexivo.

O seminário tem como público-alvo servidores da Unifesspa, em especial a comunidade docente e será realizado na Unidade III da instituição em Marabá. As inscrições podem ser realizadas através do SIGEventos, até o dia 04 de setembro, em: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/VSIFDUPUCPPP2023.

O evento contará com a seguinte programação:

Manhã

08h30 às 9h - Café da manhã.

09h - Boas-vindas e atividade cultural.

09h15 - Mesa de abertura.

Convidados(as): Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa - Reitor da Unifesspa;

Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino - Chefe da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente/Proeg.

09h30 - Conferência: O professor universitário como pesquisador da própria prática.

Convidado: Prof. Dr. Altair Alberto Fávero - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF.

Moderadora: TAE. Esp. Cleuzeni Santiago da Silva - Coordenadora de Acompanhamento Docente e Discente/Proeg.

11h - Debate.

12h - Almoço.

Tarde

14h30 - Relatos: O professor pesquisador/reflexivo em formação.

Convidados(as):

Profa. Dra. Patrícia Aparecida Beraldo Romano - Letras Português/ILLA; Profa. Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves - Educação do Campo/ICH; Profa. Dra. Marcilene Feitosa Araújo - Administração/ICSA; Prof. Dr. Elizeu Melo da Silva - Engenharia Química/IGE; Prof. Dr. Aderbal Cavalcante Neto - Zootecnia/IETU; Profa. Dra. Aline Coutinho Cavalcanti - Saúde Coletiva/IESB; Prof. Dr. Waldemar Borges de Oliveira Junior - Ciências Biológicas/IEX.

Moderadora: TAE. Dra. Leila Aparecida de Souza - Diretora de Ensino da Proeg.

16h30 - Intervalo para lanche.

16h45 - Debate.

17h45 - Atividade cultural.

18h - Encerramento.

Por: Antônio Luiz Ferreira