voluntariado

Estão abertas as inscrições para trabalho voluntário na III Festa Literária de Marabá

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 12h48
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h40

feira do livro marabáA terceira edição da Festa Literária de Marabá acontecerá entre 23 de setembro a 1 de outubro de 2023, no Carajás Centro de Convenções. A atividade cultural é aberta a toda a comunidade e deve reunir público de Marabá e cidades vizinhas com uma programação diversa. Esta terceira edição ocorre dentro da 26º Feira-Pan Amazônica do Livro e das Multivozes e sua realização é uma parceria da Unifesspa com as Secretarias de Cultura de Educação do Estado do Pará (Secult e Seduc), por meio da 4ª Diretoria Regional de Educação, a Fundação Cultural do Pará (FCP) e a Secretaria de Cultura de Marabá.

Nesta etapa de organização da feira, a Unifesspa convida discentes regularmente matriculados a participarem como apoiadores do evento de forma voluntária. O voluntariado é uma oportunidade de vivência prática na organização de um evento cultural de destaque na região. Os estudantes envolvidos serão certificados pela Comissão Organizadora. Os interessados em participar podem verificar os requisitos e acessar a plataforma de inscrição pelo formulários disponível aqui.

De acordo com Cesar Augusto Paro, da Diretoria de Extensão e Ação Intercultural da PROEX, que é um dos organizadores da Festa Literária, o objetivo do trabalho voluntário é estimular nos discentes a se envolver como apoio a logística de toda a atividade e permitir aos estudantes vivenciar novas experiências. “Trabalhos voluntários como esse, permitem experimentar novas vivências, conhecer pessoas e desenvolver competências e habilidades comunicativas importantes. Vai ser uma oportunidade única de estar próximo da produção literária e cultural de Marabá e da região dos Carajás”, informou.

Além disso o trabalho voluntário também irá gerar certificado aos participantes da organização. “Isso pode ser tanto usado como horas de atividades complementares para alguns cursos, quanto também ser um diferencial em seu currículo acadêmico e profissional", comenta o professor Paro.

Festa Literária

Para a professora Eliane Soares, que também é uma das organizadoras do evento, o trabalho voluntário desenvolvido na construção da feira, está relacionado as atividades de extensão, que também faz parte dos requisitos da formação acadêmica. “A extensão tem previsão dentro da estrutura curricular de cada curso e, portanto, um trabalho voluntário dessa natureza é uma oportunidade que permite ampliar o conhecimento. Além de contribuir com interações, novas amizades, ter contato com a uma comunidade externa, com a produção de textos literários. É uma oportunidade única de aprendizado, de muita alegria e muita diversão”, destaca.

Fazem parte da programação cultural: rodas de conversas com escritores, apresentações culturais, encontros literários, espaço infantil com oficinas, contações de histórias, além de atrações musicais.