curso de Física

Clube da Lua da Unifesspa promove observação por telescópio da Superlua Azul

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 15h38
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h41

clube da luaO Clube da Lua da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), promoveu no dia 30 de agosto a observação da Superlua Azul e foi realizada na unidade III da Unifesspa, em Marabá. Para conseguirem observar o fenômeno, os participantes utilizaram um telescópio RF 150mm Toya Startec PRO 150LT EQ3-5 - Black Diamond, que foi doado para a Faculdade de Física.

O clube foi em junho deste ano e é composto por 8 discentes do curso de Física da turma 2021, são eles: Elijah Miranda, Theo Cantanhede, Dayse Rodrigues, Yan Garcia, Bruno Santos, Dannilo Alves, Everton Cunha, Joubert Neves.

A equipe é coordenada pelos professores Jorge Everaldo de Oliveira e Maria Liduína das Chagas, ambos da Faculdade de Física (FAFIS), que comenta sobre o objetivo do clube. “De maneira geral, nosso intuito é que haja uma maior comunicação entre a Universidade e a sociedade favorecendo o compartilhamento de conhecimentos. Pensando nessa interação, acreditamos que a Astronomia por ser considerada uma ciência interdisciplinar capaz de interagir com várias disciplinas e sendo também uma ciência mais “popular”, consideramos que ela é um ótimo caminho para que a Universidade se aproxime da sociedade. Desta forma criamos o Clube da Lua, a iniciativa tem como objetivo principal transmitir o conhecimento sobre Astronomia, desmistificando alguns assuntos e esclarecendo dúvidas da comunidade interna e externa com respeito ao céu que nos envolve”, afirmou.

Luaaa

Registro do fenômeno feito pelos participantes do clube.

A discente Elijah Miranda, do curso de Física, conta como como foi a observação. “No início tiveram algumas nuvens que nos atrapalharam para fazermos a observação dela nascendo, mas ao decorrer o céu foi limpando e conseguimos fazer várias fotografias. Foi muito interessante, é sempre legal observarmos esses eventos que ocorrem da Lua, é algo curioso e ao mesmo tempo encantador”, disse.

Por: Antônio Luiz Ferreira