EDUCAÇÃO DO CAMPO

Reforma do prédio multiuso é entregue com novas salas de aula, biblioteca, brinquedoteca e sala de amamentação

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h54
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h42

Multiuso2O evento de inauguração da revitalização do Prédio multiuso da Unifesspa, localizado na unidade 3, campus de Marabá, aconteceu na tarde desta quinta-feira (31) e contou com a participação de membros da comunidade acadêmica como o reitor, Francisco Ribeiro; da coordenadora geral em exercício do Centro de Biblioteca Universitário, Marlene Viana; do secretário de Infraestrutura, Leandro Ferreira; do diretor da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo), João Antunes; do diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Marcus Mariano e da Pró-reitora de graduação, pesquisa e inovação tecnológica (Propit), Gilmara Feio.

O prédio revitalizado conta com estrutura para 19 salas aula, uma biblioteca, uma brinquedoteca, onde os filhos das alunas e alunos da Fecampo terão atividades enquanto os pais e mães estiverem em aula. O espaço também conta com sala de amamentação. O orçamento da reforma está estimado em cerca de 2 milhões de reais. o novo ambiente conta com uma estrutura mais acessível, salas de aula com adequações na acústica dos ambientes, novas instalações elétricas, hidráulicas, etc. O prédio multiuso é destinado as atividades do curso de Educação do Campo, dos cursos de pós-graduação e também é onde funciona a biblioteca da unidade 3, campus de Marabá.

De acordo com o reitor, a reforma do espaço faz parte da necessidade de consolidação e também de expansão da Universidade. “Os cursos que vão usufruir diretamente dessa revitalização são os de pós-graduação e de educação do campo, que são muito importantes para a Unifesspa, para a formação profissional e que contribuem com o desenvolvimento da nossa região. O objetivo de melhoria de infraestrutura está sendo atendido com o recurso que temos disponível e reforço que apesar das nossas limitações orçamentárias, que sempre estamos buscando apoio para complementar nosso orçamento e conseguir suprir as necessidades da comunidade acadêmica”, lembrou.

multiuso 1

Já sobre a biblioteca, a coordenadora do Cbiu, Marlene Viana, destacou o retorno do atendimento ao público, dando ênfase ao espaço da biblioteca como sendo um espaço extensão. deaprendizado e de pesquisa. “A biblioteca ocupa um importante papel para a vida acadêmica e agora, para além disso, contamos também com mais espaço para o acervo, para receber mais livros. Nosso balcão de atendimento também melhorou, contamos com uma estrutura mais acessibilidade agora”, compartilhou

Para o diretor da faculdade de Educação do Campo, João Pedro Antunes, a tarde é de festividade. “Esse é um momento simbólico e muito importante para nossa faculdade que, há anos está presente na formação de professores toda região Sul e Sudeste do Pará, mas apesar disso, não tinha um espaço físico reconhecido na universidade, a gente usava o prédio emprestado. Hoje temos treze salas de aula que atende parcialmente as demandas do curso”, informou. O professor também destacou a importância do novo espaço de acolhimento para as crianças. “Esse espaço contribuirá com a permanência de mães e pais durante a realização das atividades de ensino aqui na universidade. Estar com crianças na universidade, vocês sabem, não é fácil, né?! É um desafio extra, então receber um espaço físico mais adequado pensando nas crianças contribuirá positivamente na permanência e formação dos discentes que têm filhos”, destacou.