CAPACITAÇÃO

VIII Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa aconteceu nesta terça-feira (05)

• Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h00
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h51

Seminário docente 1O tema abordado no Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa neste ano foi “O professor universitário como pesquisador da sua própria prática”. O evento que está na 8º edição aconteceu na terça-feira (05) e buscou contribuir com a construção de uma prática docente reflexiva e autonomia intelectual, social e pedagógica.

O seminário aconteceu no auditório da unidade III, em Marabá, e também foi transmitido ao vivo pelo YouTube oficial da Unifesspa. A programação começou às 9h com atividade cultural e em seguida deu início a mesa de abertura, que contou com a participação do reitor, Francisco Ribeiro, e da Chefe da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente, da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), Elizabeth Rego Sabino.

Para Sabino o evento tem a proposta de socializar as experiências, vivências e práticas. “Esse seminário é sempre pensado para aprimorar a prática docente. A temática do seminário esse ano já vem sendo discutido na instituição ao longo do ano”, frisou.

E como troca de experiência, em seu discurso, durante a mesa de abertura, o reitor lembrou como é difícil discutir a própria prática docente. “Alguns vêm de formação da área da licenciatura que dominam as técnicas da própria prática de ensino, pedagógica, mas outros vêm das engenharias e buscam aprender no dia a dia essas técnicas. Lembro a primeira vez que fui entrar na sala de aula, encarar uma turma sem ter tido na graduação a prática docente, foi um terror, mesmo já tendo ministrado aula e sabendo que dali em diante essa seria a minha vida”, brincou. Na sequência reforçou que ao longo dos anos as práticas foram se aprimorando. “Com o tempo tive ganhos com as experiências que ao longo dos anos fui adquirindo, muitas reflexões, erros e acertos. As Práticas me ensinaram e tive gratas surpresas”, destacou Ribeiro.

Seminário docente 2

Após a mesa de abertura o evento deu início a conferência, com a participação do professor Altair Alberto Fávero, da Universidade de Passo Fundo (UPF), que destacou o tema do evento “o professor como pesquisador da própria prática”.

No período da tarde o seminário trouxe como tema de debate o “O professor pesquisador/reflexivo em formação”, com a colaboração dos servidores: Patrícia Romano; Ailce Margarida; Marcilene Araújo; Elizeu da Silva; Aderbal Cavalcante Neto; Aline Cavalcanti; Waldemar de Oliveira Junior; Leila de Souza. No final do dia o evento encerrou com atividade cultural. Acompanhe na íntegra o evento por meio dos links de transmissão o que aconteceu no período da manhã e no período da tarde.