VIII Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa aconteceu nesta terça-feira (05)
O tema abordado no Seminário Institucional de Formação Docente da Unifesspa neste ano foi “O professor universitário como pesquisador da sua própria prática”. O evento que está na 8º edição aconteceu na terça-feira (05) e buscou contribuir com a construção de uma prática docente reflexiva e autonomia intelectual, social e pedagógica.
O seminário aconteceu no auditório da unidade III, em Marabá, e também foi transmitido ao vivo pelo YouTube oficial da Unifesspa. A programação começou às 9h com atividade cultural e em seguida deu início a mesa de abertura, que contou com a participação do reitor, Francisco Ribeiro, e da Chefe da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente, da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), Elizabeth Rego Sabino.
Para Sabino o evento tem a proposta de socializar as experiências, vivências e práticas. “Esse seminário é sempre pensado para aprimorar a prática docente. A temática do seminário esse ano já vem sendo discutido na instituição ao longo do ano”, frisou.
E como troca de experiência, em seu discurso, durante a mesa de abertura, o reitor lembrou como é difícil discutir a própria prática docente. “Alguns vêm de formação da área da licenciatura que dominam as técnicas da própria prática de ensino, pedagógica, mas outros vêm das engenharias e buscam aprender no dia a dia essas técnicas. Lembro a primeira vez que fui entrar na sala de aula, encarar uma turma sem ter tido na graduação a prática docente, foi um terror, mesmo já tendo ministrado aula e sabendo que dali em diante essa seria a minha vida”, brincou. Na sequência reforçou que ao longo dos anos as práticas foram se aprimorando. “Com o tempo tive ganhos com as experiências que ao longo dos anos fui adquirindo, muitas reflexões, erros e acertos. As Práticas me ensinaram e tive gratas surpresas”, destacou Ribeiro.
Após a mesa de abertura o evento deu início a conferência, com a participação do professor Altair Alberto Fávero, da Universidade de Passo Fundo (UPF), que destacou o tema do evento “o professor como pesquisador da própria prática”.
No período da tarde o seminário trouxe como tema de debate o “O professor pesquisador/reflexivo em formação”, com a colaboração dos servidores: Patrícia Romano; Ailce Margarida; Marcilene Araújo; Elizeu da Silva; Aderbal Cavalcante Neto; Aline Cavalcanti; Waldemar de Oliveira Junior; Leila de Souza. No final do dia o evento encerrou com atividade cultural. Acompanhe na íntegra o evento por meio dos links de transmissão o que aconteceu no período da manhã e no período da tarde.
Redes Sociais