VIII Encontro de Pós-Graduação é iniciado com o objetivo de socializar pesquisas de pós-graduação da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 00h32
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h55

A 8° edição do Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) teve seu início ​nesta segunda-feira (11)​, em Marabá. O evento tem como foco a socialização de pesquisas desenvolvidas por discentes, servidores e demais pesquisadores à nível de pós-graduação na Unifesspa e de outras instituições de ensino da região, de forma a integrar os diversos atores envolvidos nos cursos e programas de pós-graduação. ​Prioriza​, também, a divulgação de resultados de pesquisas de cursos de especialização, mestrado, doutorado e egressos, garantindo um espaço profícuo de discussão que privilegia estudantes e egressos de Pós-Graduação da Unifesspa.

O evento acontece junto com o IV Encontro de Internacionalização que tem como objetivo disseminar a internacionalização é ferramenta primordial para garantir o avanço dos programas de graduação e pós-graduação da Unifesspa. Além de fortalecer a pesquisa e desenvolvimento local, e estabelecimento da Unifesspa como Universidade Internacional.

​A mesa de abertura, que também transmissão pelo Youtube, contou com a presença de Diógenes Henrique Siqueira Silva (assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Unifesspa), Gilmara Feio (Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica), Denilson da Costa (Pró-Reitor de Ensino de Graduação), Francisco Adriano de Oliveira Carvalho (Diretor de Pós-Graduação), Danielle Rodrigues Monteiro da Costa (Diretora da UEPA campus Marabá) e Francisco Ribeiro (Reitor da Unifesspa).

Diógenes Henrique de Siqueira Silva, assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Unifesspa, comemorou o público do evento. “Fico muito feliz em ver uma plateia tão cheia assim pra falar um pouco sobre as nossas pesquisas, o que a gente tem feito na internacionalização. E esse é um evento muito importante pra gente avançar com o tema da pesquisa e internacionalização da nossa comunidade”, relatou.4251e4d2-0449-4952-9243-32fb922c258a.jpg Foto: Patrício Rocha / Ascom - Unifesspa

Para Gilmara Feio, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, “​esse é um momento muito importante​, em que a Unifesspa passa de uma ​universidade​ nova para uma universidade ​que caminha para ​sua consolidação​. ​Espera​mos que assim como houve a expansão da graduação, que também tenha​mos mais programas de pós-graduação ​p​ara atender as demandas dessa região”, disse.

O reitor da Unifesspa, ​prof. Francisco Ribeiro, apontou os resultados da instituição no âmbito da pós-graduação. “​Nós temos poucos programas de pós-graduação, mas nós temos quase 500 mestrandos diplomados e nesse evento que estamos iniciando hoje foram submetidos mais de 300 artigos​. Isso quer dizer que esta região está construindo ciência com o apoio de toda a comunidade acadêmica”, afirmou.

WhatsApp Image 2023-09-13 at 00.29.40 (1).jpeg Foto: Patrício Rocha / Ascom - Unifesspa

Após a cerimônia de abertura, aconteceu a palestra "A importância da Internacionalização como ferramenta para o desenvolvimento institucional", tendo como palestrante o prof. dr. Waldenor Barros Moraes Filho e mediada pelo assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Unifesspa, Diógenes Henrique de Siqueira Silva.

A programação de ambos os eventos segue até sexta-feira (15), com a apresentação de pôsteres, rodas de conversas, palestras e simpósios.

​Clique aqui e confira a programação completa

Por: Antônio Luiz Ferreira