Evento que reúne projetos de desenvolvimento de Pós-graduação da Amazônia Legal conta com participação de pesquisadores da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 16h46
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h00

WhatsApp Image 2023 09 14 at 14.45.46Pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participam do 2ª Seminário de Acompanhamentos dos Projetos do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação da Amazônia Legal que ocorre concomitantemente com e Seminário do Procad Amazônia Legal, que acontecem em São Luís, estado do Maranhão. O evento teve início nesta quarta-feira (13) e segue até sexta-feira (15).

Entre os pesquisadores da Unifesspa que participam do evento, está Gilmara Feio, representante institucional e coordenadora dos Projetos do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação da Amazônia Legal, e os subcoordenadores dos projetos. Participando do projeto Consolidação e Fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ/Unifesspa), Paulo de Tasso Garcia. Já o projeto Estudos Amazônicos, Diversidade Socioculturais e Práticas Sustentáveis, está a pesquisadora Andrea Hentz de Mello. E no projeto Rede de Educação Científica e Matemática (RECIMA): estratégias para a consolidação da pós-graduação no contexto da diversidade sociocultural amazônica, está o pesquisador Ronaldo Ripardo.

Há ainda o Projeto Estado e Políticas na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento, que participa a pesquisadora Edma do Socorro Silva Moreira, pelo Procad.

A pró-reitora de pesquisa e inovação tecnológica, Gilmara Feio, explica que todos os projetos apresentados têm como objetivos apoiar ações de pesquisa para consolidar os PPGQ, PPGLetras, PPGPDTSA e o PPGECM da Unifesspa”, enfatiza acrescentando que o para a região do sul e sudeste do Pará, esses projetos são fundamentais para custear ações de pesquisa, “como custeio para compra de insumos e diárias e passagens para que os pesquisadores da pós possam participar de eventos, discussão com outros grupos de pesquisa e receber na universidade professores de outras IES”, detalhou.

De acordo com Feio, todos os projetos são estruturantes, mais do que de pesquisa, isto é, voltados para custear ações concretas que possam subsidiar ações de melhoria da avaliação quadrienal, bem como ações para formação de redes de pesquisa.