Minuta que regulamenta o teletrabalho na Unifesspa recebe contribuições até dia 29 de setembro

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 09h30
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h11

minuta teletrabalhoEstá disponível, na plataforma “Participa”, a minuta da Portaria que Regulamenta o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), para leitura, comentários e contribuições até o dia 29 de setembro de 2023. O acesso à plataforma é realizado com as credenciais do sistema SIG.

Inicialmente, a minuta prevê que PGD poderá ocorrer nas modalidades presencial ou teletrabalho, podendo este último ser em regime de execução parcial ou integral, conforme edital de seleção da unidade de lotação do(a) servidor(a).

Ainda segundo o documento em construção, poderão participar do PGD, mediante autorização expressa da chefia imediata, homologada pela chefia da unidade, todos servidores técnicos-administrativos em educação, contratados que exerçam atividades administrativas, estagiários, bolsistas e professores do magistério superior que exercem funções administrativas.

A proposta inicial é que seja obrigatória a presença de, pelo menos, 30% do quantitativo dos servidores nas unidades para atendimento presencial, considerando, quando necessário, a realização de revezamento nos regimes de teletrabalho parcial e integral.

Em outro trecho da minuta fica definido que a chefia da unidade estabelecerá e divulgará os critérios técnicos necessários à adesão dos(as) interessados(as) ao PGD A adesão ocorrerá através do “TERMO DE CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE (TCR)”, no qual deverão constar os dados funcionais do(a) servidor(a) e outras informações complementares para acompanhamento e manutenção do PGD.

Histórico - O projeto piloto de teletrabalho na Unifesspa durou dois meses, de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. Após o período de atividades dos servidores de forma híbrida ou integral no teletrabalho, foram aplicados questionários eletrônicos específicos para cada segmento do corpo social da universidade no intuito de avaliar o funcionamento da modalidade. De posse desses dados, a comissão que acompanha a implantação do PGD na Unifesspa elaborou relatório que apontou pela viabilidade do programa.