Rede Resiclima inaugura projeto de pesquisa sobre enfrentamento da Emergência Climática

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 09h51
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h11

Diante do consenso científico de que as mudanças climáticas são uma realidade imutável, é imperativo compreender como os seres humanos têm enfrentado e reagido à variabilidade do clima. Pesquisas indicam que as políticas públicas não podem ser eficazes sem entender a psicologia e o comportamento humano no contexto da emergência climática.

Nesta perspectiva, um projeto de pesquisa com participação do professor Joelson Moreno, vinculado ao Instituto de Estudos Xingu (IEX/Unifesspa), tem buscado entender quais fatores influenciam o engajamento público e a percepção em relação ao enfrentamento da emergência climática global. Trata-se do projeto intitulado "Determinantes Biopsicossociais na Resposta Individual e Coletiva ao Enfrentamento da Emergência Climática", recentemente lançado pela Rede RESICLIMA.

A iniciativa propõe desvendar como elementos da cognição humana moldam a dinâmica social em sistemas tanto reais quanto virtuais, em ações voltadas à prevenção e mitigação das mudanças climáticas. Este estudo é crucial para a criação, monitoramento e avaliação de políticas públicas eficazes voltadas à emergência climática global.

O projeto está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, da ONU, que se refere à Ação Contra a Mudança Global do Clima. Especificamente, alinha-se à meta 13.3, que foca na melhoria da educação, aumento da conscientização e fortalecimento das capacidades humanas e institucionais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Este projeto agrega talentos de diversas instituições acadêmicas, incluindo a Unifesspa, UFPE, UFRPE, UFPB, UPE, UFMA, USP, UNB, UFRN, PUC-Rio, UFU, University of Michigan, University of Helsinki. A coordenação geral está sob a liderança do professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Centro de Biociências da UFPE.

No último dia 14 de setembro, foram aprovados os marcos teóricos e metodológicos do projeto, bem como estratégias de divulgação e popularização de suas atividades.