Unifesspa é representada em seminário do STF sobre combate à desinformação e defesa da democracia

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 10h12
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h00

sminário stfCom o objetivo de debater junto a representantes da sociedade civil e da academia formas de enfrentar a desinformação e o discurso de ódio, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nos dias 14 e 15 de setembro, em Brasília. o "Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia".

A proposta é promover o intercâmbio das ações, boas práticas e recomendações no combate à disseminação de informações falsas, distorcidas e o discurso de ódio, por meio de apresentações temáticas envolvendo o fortalecimento do Sistema de Justiça no enfrentamento à Desinformação; a educação midiática e as pesquisas da academia sobre o tema e a importância do trabalho das agências de checagem.

Realizado em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), o evento é resultado do encontro entre a Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Rosa Weber, e os reitores das universidades parceiras do Programa de Combate à Desinformação, realizado dia 27 de fevereiro deste ano.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é umas das instituições parceiras do programa de Combate à Desinformação do STF, com atuação na “Operação Eleições” e na realização do jogo de cartas “Real ou Fake”. Ações coordenadas pelas professoras Elaine Javorski e Janine Bargas, no âmbito da Faculdade de Comunicação (Facom).

Abertura do seminário – Durante a abertura do evento, a presidente do STF declarou esperar que os debates do seminário possam gerar frutos e trazer resultados concretos na luta contra a desinformação. “Em todos que se inscreveram para participar deste evento, mas principalmente nos jovens universitários, deposito minha esperança, convicta de que contribuirão muito e sempre para a preservação da nossa democracia constitucional”, concluiu.

Presente na solenidade, o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, ressaltou que o papel das universidades nesse contexto. "Fomos unânimes em eleger a educação como pilar fundamental para combater a desinformação e defender a democracia", disse.

seminário stf