Ação de saúde leva atendimento médico, vacinas, exames e serviços de cidadania à população vizinha da Unidade III em Marabá

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h14
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h14

DSC08010A Unifesspa abriu as portas para uma grande ação de saúde e cidadania, no último sábado (16), em prol da população do bairro Cidade Jardim, em Marabá. Ação é resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Polícia Civil, Poder Legislativo Municipal e Unifesspa, a ação resultou em mais de 300 atendimentos.

A ação do Residencial contou com atendimento médico, enfermagem, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites virais), vacinas de rotina e contra Covid-19, pesagem do Bolsa Família, triagem, aferição de Pressão Arterial e glicemia e parceira com um ortopedista. Além disso, emissão de documentos também

Daniele Nascimento, 37 anos, realizou exame preventivo do colo do útero. “Cada um aqui tem sua demanda. Somos um bairro recente, então essas ações auxiliam muito. Vim fazer o PCCU e está sendo bem tranquilo”, disse. Já Kethely Costa, 18 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar a carteira vacinal. “Está sendo um processo rápido e bem organizado, que facilita muito a vida de nós moradores aqui do Residencial”, declarou a moradora.

De acordo Cynthia Pombo, coordenadora do Departamento ExtraMuro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), “o objetivo é atender o maior número de pessoas possíveis que morem nas redondezas.  Tivemos aqui antes com outras estruturas e um atendimento mais limitado, agora, com o suporte da Unifesspa, nós conseguimos atingir um público maior”.

Já a Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, profa. Juliana de Sales, destaca a relevância de aproximar ainda mais​ a comunidade dos espaços e serviços da universidade. “Abrirmos as portas da instituição para cumprir essa missão institucional de atender a comunidade. Ações de desenvolvimento, de saúde e qualidade de vida para nossa comunidade interna e comunidade externa. Mais uma ação para desenvolver esse estreitamento entre a Unifesspa e comunidade de Marabá, através do poder público”.

DSC08035Confira o balanço dos serviços ofertados na ação:

59 atendimentos médicos
4 atendimentos de enfermagem para crianças até 7 anos