Semana de Integração dos Cursos de Ciências Sociais debate os percursos formativos na licenciatura e no bacharelado

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 14h24
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 16h05

semana ciencias sociaisNo período de 18 a 22 de setembro de 2023, a Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia- Tocantins (FACSAT), subunidade do ICH, realizou a sua primeira Semana de Integração dos Cursos de Ciências Sociais. O evento teve como objetivo de dialogar com os discentes sobre seus percursos formativos na licenciatura e no bacharelado, sobretudo ouvindo-os quanto às dificuldades, dúvidas e perspectivas a respeito das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão realizadas, assim como sobre suas sugestões para melhorias dessas atividades.

Essa ação é fruto de amplos debates nos NDEs dos cursos sobre a importância de maior interação da comunidade. É também para os NDEs que os resultados da Semana retornam, com o objetivo de fomentar debates acerca do planejamento e da execução das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos. Dessa forma, docentes, discentes e técnicos têm melhores condições de tomar decisões sobre os cursos no Colegiado da FACSAT.

As atividades da Semana de Integração dos Cursos de Ciências Sociais aconteceram nos dois turnos em que se ofertam turmas de Ciências Sociais (vespertino e noturno) para que todos os discentes matriculados pudessem participar. A programação tratou de temas como: características gerais dos dois cursos; atividades acadêmicas por período letivo; funcionamento e objetivos do Laboratório de Pesquisa e Extensão (LAPEX); construção do TCC ao longo do curso; linhas de pesquisa dos docentes; autoavaliação anual dos cursos; estágio supervisionado e, como encerramento, uma atividade cultural, que revelou talentos musicais e poéticos da comunidade acadêmica das Ciências Sociais. Outra atividade importante foi a apresentação dos projetos de TCC dos discentes da turma 2020, matriculados nas disciplinas TCC I e Diálogos de pesquisa II, duas das disciplinas relacionadas à construção do TCC.

Os trabalhos contaram com as contribuições dos docentes do curso que apresentaram sugestões às produções, contribuindo assim para ajustes e avanço nos TCCs a serem defendidos, em sessão pública, no último período dos cursos.

O curso de Ciências Sociais existe em Marabá desde 1994, quando era ofertado pela UFPA. Inicialmente, o curso funcionava como licenciatura e bacharelado. Após a criação da Unifesspa, em junho de 2013, o curso continuou sendo ofertado com as duas habilitações. Em 2014, uma resolução do MEC decidiu pelo desmembramento do curso em dois: um de licenciatura e um de bacharelado. A partir de então, a FACSAT oferta os dois cursos de graduação em Ciências Sociais. Os cursos funcionam com 10 docentes, um técnico e 111 discentes com matrículas ativas.

Em junho deste ano, o curso de Bacharelado em Ciências Sociais foi avaliado pelo MEC, obtendo o conceito 5, o máximo na avaliação. O curso de Licenciatura em Ciências Sociais encontra-se em processo de avaliação pelo MEC, que culmina com a visita dos avaliadores, que ainda será agendada.

A discente Elívia Souza, da turma de licenciatura 2020, avaliou positivamente a Semana de Integração. “De maneira geral achei muito importante. É muito bom, principalmente para quem está no início do curso, poder ter todas essas orientações. Com isso, as coisas vão ficando mais claras com relação ao curso.  Até pra gente mesmo que tá no final. Falo por mim em especial, tinha algumas coisas que não sabia. E poder ter mais clareza de tudo isso é essencial.”

Para os docentes, a realização dessa semana atingiu seu propósito com a participação dos discentes questionando, dirimindo dúvidas e apontando soluções para problemas que eles enfrentam desde seu ingresso na Universidade. Segundo eles, a atenção para esses problemas aproxima de realidades concretas e nos proporciona construir um curso cada vez melhor, mais dinâmico e crítico, tal como se espera de uma Universidade pública e democrática com escuta, diálogos plurais e formando cidadãos que construam mundos melhores.

Com informações da Facsat

Foto: Marilza Costa