Xinguara

Unifesspa inaugura mais uma importante obra: a área de convivência do IETU

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 16h58
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 16h59

O espaço promete maior integração na comunidade estudantil

Inauguração IETU

A área de convivência do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), no campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Xinguara, foi inaugurado na sexta-feira (22), às 16 horas. A obra do espaço levou 16 meses e contou com um orçamento de pouco mais de 1milhão. Em 272,79 m2, o espaço contará com lanchonete, xerox, Centro Acadêmico, espaço de apoio à segurança e banheiros com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (Pcd).

A ideia foi oferecer à Comunidade, um espaço que tire o foco das pessoas de suas rotinas, nem que por alguns minutos. A prática não é nova, mas apresenta uma maior importância atualmente, em especial visando a saúde das pessoas que frequentam o campus. Com a área de convivência, membros da comunidade ganham um local para se distrair e, sobretudo, para estreitar laços. Inúmeras são as razões pelas quais deve-se investir em uma área de convivência não são poucos os benefícios já comprovados na prática por diversas universidades. A área de convivência desperta sentimentos como alegria e pertencimento, bastante positivos para qualquer pessoa. Entre as principais vantagens, pode-se citar: momentos de relaxamento, descanso e oportunidades para conversar e trocar ideias.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do professor. Francisco Ribeiro da Costa, Reitor da Unifesspa; Ruth Vieira Rios, representando o Prefeito Municipal de Xinguara Moacir Pires de Faria, Genival Fernandes da Silva, Secretário Municipal de Educação de Xinguara; o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Xinguara, Nelcino Lopes de Oliveira; o Diretor Geral do Instituto de Estudos do Trópico-Úmido, Pedro Ancelmo Ermita; o Secretário de Infraestrutura da Unifesspa, Leandro de Oliveira Ferreira, Wallison Ramon Ferreira de Vasconcelos, representando a categoria de técnicos-administrativos do Campus de Xinguara e  Verônica Leocádia de Oliveira, representando a categoria de discentes do Campus de Xinguara. AS falas das autoridades.

A placa foi descerrada diante uma plateia bastante animada, composta por alunos. alunas, servidores técnicos e docentes. Os alunos de veterinária, Fernanda, Lucas e Daniel, encantaram os presentes com repertório recheado de canções da MPB. Para o Reitor, o espaço de convivência, garantirá não só um espaço de lazer e descanso como também do exercício da cidadania porque lá está projetada uma sala para receber o Centro Acadêmico.  “O espaço é de vocês, usufruam da melhor maneira”, comemorou.