Consecti e Confap

Reitor participa de fórum nacional que debate os desafios da Amazônia

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 10h03
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 10h07

IMG 20230929 WA0016

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participa em Santarém (PA) do Fórum Nacional Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O evento que começou nesta quarta-feira (27) segue até o sábado (30) debatendo o tema "Desafios da Amazônia".

O reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro, participa do evento juntamente com os seguintes reitores e reitora: Emmanuel Tourinho, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Geraldo Ticianeli, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Marcelo Leinecken, Vice-Reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Sylvio Pulga, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Aldenize Xavier, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Também estiveram presentes os presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de CT&I, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à CT&I, com o intuito de debater sobre temas da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região Amazônica.

Francisco Ribeiro explica que durante o fórum “reunimos a Regional Norte da Andifes para traçar estratégias de atuação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam). Essa é uma iniciativa importante que une as universidades Federais da Amazônia em um consórcio científico, visando fortalecer nossas instituições de ensino, pesquisa e extensão por meio da colaboração em rede”, destacou.

Sobre CONSECTI & CONFAP.

O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).