Com programação diversificada e oferta de serviços, Encontro de Saúde Mental discute adoecimento e prevenção

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 14h46
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h29

Encontro Saude Mental 1Com o tema “Prazer e sofrimento no trabalho”, os servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram do VI Encontro de Saúde Mental. O evento, realizado presencialmente em Marabá e com transmissão pelo canal da Unifesspa no Youtube, foi finalizado nesta quinta-feira (28).

Durante três dias de evento, os participantes do encontro dialogaram sobre. A programação contou com palestras, oficinas, workshop, lançamento de livro e de projeto relacionados à saúde e ao bem-estar dos servidores da instituição.

O Encontro de Saúde Mental é promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), e conta com a colaboração de parceiros como a Faculdade de Psicologia da Unifesspa e grupos de pesquisas.

Encontro Saude Mental 2

Palestra de abertura

Para a abertura do evento, a Unifesspa recebeu uma convidada especial: a pesquisadora e docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ana Cláudia Vasconcelos. Doutora em Psicologia, ela proferiu a palestra “Entre o prazer e o sofrimento no trabalho: pensando estratégias de prevenção e cuidados em saúde mental”.

Compuseram a mesa solene o pró-reitor de Ensino de Graduação e reitor em exercício, prof. Denilson Costa, a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), profa. Juliana de Sales, e a chefe em exercício da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Laena Antunes.

Lançamento de livro

Encontro Saude Mental 3Na quarta-feira (27), ocorreu o lançamento do livro “LUTA, LABUTA E LUTO NA PANDEMIA COVID-19: interpretações, experiências e inquietações”, organizado pelas professoras Katerine Sonoda, Maria do Socorro Sales Mariano e Débora Ferreira.

Partindo do olhar de profissionais da saúde, em especial, da psicologia, o livro é dividido em três partes, conta com doze artigos de autores de diferentes lugares do país e trata de como os indivíduos experienciaram a Covid 19 e seus desdobramentos.

A obra destaca que se por um lado a pandemia trouxe muita dor, também foi preciso se adequar a um novo tipo de trabalho. A vida não parou, apesar do caos. Como desdobramento, a sociedade se defrontou com a ansiedade e a depressão, além do luto que se instalou em toda a humanidade. A leitura é recomendada a leitores de diferentes áreas.

Projetos de saúde e bem-estar

A programação contou, ainda, com o lançamento oficial do projeto “Carta Amarela”, uma ação de cuidado e prevenção em saúde mental, além de dinâmicas e sorteio de brindes. À tarde, foi a vez do lançamento do projeto Yoga no Campus, que vai ofertar aulas gratuitas dessa prática que envolve o bem-estar em diferentes níveis: mental, físico, emocional e espiritual. As aulas serão às quartas-feiras, às 16h30.

Encontro Saude Mental 1Quem participou e aprovou a aula de Yoga foi a docente Laila Debres. “Sinto falta desse tipo de atividade voltada à saúde integral, bem-estar e qualidade de vida na nossa universidade. Por isso fiquei muito feliz com a iniciativa das aulas de yoga semanais e certamente irei participar sempre que possível”.

Laila destacou também os benefícios desta prática. “A yoga é uma prática que faz bem pro corpo e pra mente. Eu considero como um momento de cuidado de si, de presença, relaxamento e descanso. Espero que o projeto seja de sucesso e mais pessoas da comunidade acadêmica aproveitem essa oportunidade e participem”, afirmou.

Serviços à comunidade: Plantão psicológico, oficina corporal e sessões de meditação

Os servidores também puderam participar de mais uma exitosa edição do Plantão Psicológico, ofertado por estudantes de Psicologia sob supervisão de docentes do curso. Por meio de uma escuta qualificada, o plantão possibilitou um atendimento breve e imediato para aqueles que sentem a necessidade de uma escuta profissional e acolhimento.

Além disso, o projeto de Extensão Samadhi ofertou sessões de meditação guiada, com a prática de Mindfulness. Nesta, a ideia é sair do piloto automático, aumentar a conexão entre corpo e mente e ajudar na melhora pela atenção plena em atividades do cotidiano. Outro serviço prestado foi a Oficina de estética corporal Inspiros, suspiros e respiros, ministrada pelo Prof.Dr. César Paro, da Faculdade de Saúde Coletiva,

Workshop e grupo operativo

Com o intuito de que servidores, gestores e equipes possam pensar e refletir sobre a saúde mental no trabalho, bem como discutir estratégias de prevenção e cuidados neste aspecto, o Workshop “Saúde Mental e Trabalho: o que gestores e equipes têm a ver com isso?” também foi destaque do encontro. Com facilitação da profa. Ana Cláudia Vasconcelos, esse espaço trouxe importantes conceitos na área, que fomentaram debates e atividades práticas.

“Eventos como este nos ajudam, enquanto gestores, a repensar a gestão que estamos fazendo na universidade e se colocar com mais frequência no lugar daqueles que fazem parte da nossa equipe, assim como dos demais colegas de unidade e dos outros setores que compõem a IES, em especial aqueles que indiretamente nos ajudam a contribuir com a geração de valor para sociedade”, destaca Eumar Coelho, uma das participantes do workshop.

Finalizando a programação, o Grupo Operativo "Luta, Labuta e luto na pandemia: desafios e enfrentamentos", na modalidade remota, promoveu importantes reflexões sobre os desafios de um ambiente de trabalho.