PARCERIA FAPESPA

Unifesspa desenvolve produto que sistematiza indicadores econômicos e produtivos do Pará

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 17h30
  • Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 17h35

WhatsApp Image 2023 10 05 at 17.28.56

Após quatro anos de muito trabalho e dedicação, o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam/Unifesspa) entregou nesta quinta-feira (05) a Matriz Insumo-Produto (MIP) do estado do Pará. O produto é capaz de sistematizar diversos indicadores econômicos e produtivos do estado.

A ação aconteceu em um evento solene cuja composição da mesa de abertura contou com a participação do diretor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional, Daniel Nogueira; o coordenador do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPGPam), Evaldo Gomes; o pesquisador do Lacam, Emilio Mendes; representando o reitor da Unifesspa, Denilson Costa; o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face/Unifesspa), Lucas Rodrigues; o coordenador do Lacam, Giliad Silva; e a diretora da Fundação Amazônia de Estudos e Pesquisas (Fapespa), Atyliana Dias.

Os dados econômicos que compõem a MIP foram sistematizados e deram origem à Tabela de Recursos e Usos (TRU) da economia paraense, que consiste em uma organização de informações econômicas, administrativas e fiscais relacionadas à estrutura produtiva do estado e o seu desdobramento no país e no mundo.

Como benefício concreto, a MIP vai permitir visualizar qual atividade econômica produzida na região impacta diretamente a economia da própria localidade e também possibilitará refletir sobre as razões de determinada atividade econômica local não impactar tanto o território em que está inserida (ou impactar outros locais).

Para o pesquisador Emilio Mendes, o desenvolvimento da MIP foi de extrema importância para o Lacam, pois fez com que cumprisse sua missão como laboratório. “Foi gratificante e importante contribuir para o desenvolvimento desse recurso que traz dados sobre a nossa região, isso contribuirá com o desenvolvimento do nosso estado já que a MIP traz uma imensidão de possibilidades aos indicadores econômicos”, destacou.

Já Giliad frisou a potencial transformação econômico a social que esse produto pode trazer. “Hoje entregamos a matriz como um produto do sudeste paraense, como produto do Pará, que ajudará a pensar variadas formas de desenvolvimento desta região. A MIP pode apontar quais áreas tem grande potencial de crescimento”, ressaltou.

Desenvolvimento regional

A matriz de Insumos e Produtos – MIP – representa um passo importante na compreensão e promoção do crescimento econômico sustentável na região amazônica e reflete o compromisso contínuo da Unifesspa e da Fapespa com o desenvolvimento socioeconômico do Pará e do Sudeste Paraense.

Um projeto dessa dimensão e com todo o potencial que possui, também trouxe grandes desafios, “matriz é uma forma que sintetiza as ações multitarefas desenvolvidas pelo laboratório [Lainc] e pela Unifesspa, já que ela contribui com a sociedade, com a formação de vários estudantes e futuros profissionais, com a ascensão da pesquisa, assim com atividades administrativas. A MIP sintetiza diferentes frentes e mostra que é possível desenvolver estratégias de ensino, pesquisa e extensão e, com isso, contribuir com o desenvolvimento da região, além de ser uma ação que contribuirá com a instrumentalização de outros produtos”, explicou.

O trabalho dessa relevância só foi possível devido a parceria da Unifesspa com a Fapespa e sobre essa parceria a diretora da fundação ressaltou o orgulho de ver hoje sendo entregue um produto fruto de uma parceria realizada ainda em 2019. “Nos dá muita alegria receber esse produto que contribuirá com o desenvolvimento do nosso estado”, comemorou.