Comunidade acadêmica se mobiliza para apresentação de trabalhos durante VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão
A VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá início na próxima segunda-feira (23) com uma intensa semana de programação que vem mobilizando a comunidade acadêmica. Neste ano, o evento tem como tema ‘Uma década de vivências no Ensino, Pesquisa e Extensão em uma Universidade Plural’ e a programação irá ocorrer na Unidade III da Unifesspa em Marabá, também com transmissão pela internet.
Na jornada, são apresentados programas e projetos desenvolvidos em ensino, pesquisa e extensão e seus impactos na comunidade acadêmica e externa, na região. Organizada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), de Ensino de Graduação (Proeg) e de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, a JEPE está estrutura em três sub-eventos: VII Seminário de Projetos de Ensino, o IX Seminário de Iniciação Científica e o II Seminário de Extensão da Unifesspa (Proex).
O II Seminário de Extensão da Unifesspa tem como objetivo compartilhar as ações extensionistas e de cultura desenvolvidas na universidade, buscando gerar um processo reflexivo sobre a Extensão Universitária e a Cultura no Sul e Sudeste do Pará. Tem como público os estudantes (bolsistas e voluntários), coordenadores de projetos, professores e técnicos extensionistas e a comunidade externa à Unifesspa. Para além das ações extensionistas e de cultura que receberam financiamento da Proex por meio de bolsa, o II SEU pretende ser um espaço de socialização dos percursos e desafios das ações desenvolvidas também sem bolsas, o que tem aumentado devido ao advento da curricularização da extensão.
Já o IX Seminário de Iniciação Científica é o espaço de apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, PIBIC e PIBITI da Unifesspa, por meio da parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica - Propit, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA) e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Por fim, o VII Seminário de Projetos de Ensino (SPE) se constitui como um rico espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências vivenciadas nos Projetos de Ensino, pelas equipes integrantes destes projetos.O Seminário visa possibilitar a exposição, a reflexão e o diálogo por meio de variados gêneros da esfera acadêmica, tendo como referência os percursos construídos pelos participantes dos Projetos de Ensino (professores do ensino superior, alunos da graduação, professores e coordenadores pedagógicos do ensino básico, alunos do ensino básico, técnicos vinculados ao ensino superior e ao ensino básico).
Rotas
Confira os horários das rotas de ônibus para o evento:
Programação
Por: Antônio Luiz Ferreira
Redes Sociais