Comunidade acadêmica se mobiliza para apresentação de trabalhos durante VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 14h50
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 14h52

ebe51d80-56a0-4452-b189-5863611d6931.jpgA VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá início na próxima segunda-feira (23) com uma intensa semana de programação que vem mobilizando a comunidade acadêmica. Neste ano, o evento tem como tema ‘Uma década de vivências no Ensino, Pesquisa e Extensão em uma Universidade Plural’ e a programação irá ocorrer na Unidade III da Unifesspa em Marabá, também com transmissão pela internet.

Na jornada, são apresentados programas e projetos desenvolvidos em ensino, pesquisa e extensão e seus impactos na comunidade acadêmica e externa, na região. Organizada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), de Ensino de Graduação (Proeg) e de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, a JEPE está estrutura em três sub-eventos: VII Seminário de Projetos de Ensino, o IX Seminário de Iniciação Científica e o II Seminário de Extensão da Unifesspa (Proex).

O II Seminário de Extensão da Unifesspa tem como objetivo compartilhar as ações extensionistas e de cultura desenvolvidas na universidade, buscando gerar um processo reflexivo sobre a Extensão Universitária e a Cultura no Sul e Sudeste do Pará. Tem como público os estudantes (bolsistas e voluntários), coordenadores de projetos, professores e técnicos extensionistas e a comunidade externa à Unifesspa. Para além das ações extensionistas e de cultura que receberam financiamento da Proex por meio de bolsa, o II SEU pretende ser um espaço de socialização dos percursos e desafios das ações desenvolvidas também sem bolsas, o que tem aumentado devido ao advento da curricularização da extensão.

Já o IX Seminário de Iniciação Científica é o espaço de apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, PIBIC e PIBITI da Unifesspa, por meio da parceria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica -  Propit, com  o  Conselho  Nacional  de  Desenvolvimento Científico  e  Tecnológico  (CNPq),   Fundação  Amazônia  Paraense  de  Amparo  à Pesquisa (FAPESPA) e o Programa Nacional de Assistência  Estudantil (PNAES).

Por fim, o VII Seminário de Projetos de Ensino (SPE) se constitui como um rico espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências vivenciadas nos Projetos de Ensino, pelas equipes integrantes destes projetos.O Seminário visa possibilitar a exposição, a reflexão e o diálogo por meio de variados gêneros da esfera acadêmica, tendo como referência os percursos construídos pelos participantes dos Projetos de Ensino (professores do ensino superior, alunos da graduação, professores e coordenadores pedagógicos do ensino básico, alunos do ensino básico, técnicos vinculados ao ensino superior e ao ensino básico).

Rotas

Confira os horários das rotas de ônibus para o evento:

03644b06-62ea-4cc3-aa32-30815cd89c43.jpg

40ff68dc-8149-41ad-903f-5760fbe3caa3.jpg