Seminário “Pedagogia da Alternância: 30 anos no Sudeste do Pará” conta com a organização e apoio da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 10h25
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 10h28

cartaz seminário campoCom o tema “Memórias, Diálogos e Juventudes (SPA30)”, entre os dias 20 a 22 de outubro, ocorrerá o Seminário “Pedagogia da Alternância 30 anos no Sudeste do Pará”. Entre os objetivos principais do evento está valorizar os aspectos históricos com ênfase nas Memórias das lutas, dos processos organizativos, das experiências educativas e das conquistas dos Movimentos Sociais no âmbito da Reforma Agrária e da Educação do Campo e fortalecer as instituições que utilizam os princípios filosóficos e metodológicos da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo.

A promoção do evento é da Escola Família Agrícola (EFA) da Região de Marabá, vinculada administrativamente à Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) da Prefeitura de Marabá, e conta com o apoio institucional na organização da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e de outros parceiros.

A solenidade de abertura, com início às 18h no Auditório da Câmara Municipal de Marabá, contará com a participação do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, do vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, do secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, do coordenador do Programa Bahia Sem Fome, do prof. Tiago Costa, além de vereadores/as e outras autoridades locais.

O reitor da Unifesspa já recebeu em seu gabinete a comissão organizadora e o convidado especial o Prof. Dr. João Paulo Reis Costa, da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Costa fará a Conferência de Abertura: Memórias dos 30 anos da Pedagogia da Alternância no Sudeste do Pará, que contará com a participação de pessoas que atuaram nos primeiros vinte anos da EFA da Região de Marabá: Emmanuel Wambergue “Manu”, Francisco de Assis Solidade da Costa “DiAssis”, Damião Solidade dos Santos,  Aguiberto Rodrigues Alves “Zico”, Williamson do Brasil de Sousa Lima e Luiz Regason Bressan. Entre elas, estará a professora Idelma Santiago da Silva, da Faculdade de Educação do Campo.

reuniao seminario campoNo sábado, segundo dia do evento, a programação inicia às 8h e se estende até às 17:00 horas, nas instalações da EFA, localizada na Rodovia Transamazônica KM 23. Estão previstas duas mesas temáticas com inserções de exposições de trabalhos, relatos de experiências e histórias de vidas dos/as agricultores/as, educadores/as, educandos/as e egressos/as das EFA´s/CFR´s. E contribuições de professores/as do Instituto Federal do Pará (IFPA – Campus Marabá Rural) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A organização ainda deseja uma “Noite Cultural KM 21”.

Pela manhã, a primeira mesa: as contribuições da Pedagogia da Alternância na construção das Políticas Públicas da Educação do Campo, terá como palestrantes dois convidados especiais (externos), os professores Tiago Costa e Evandro Medeiros, coordenador-geral de Políticas de Educação do Campo do Ministério de Educação (SECADI/MEC), cedido pela Unifesspa.

À tarde, o debate será sobre a contribuição da Pedagogia da Alternância na construção do Cooperativismo, ATES/ATER e das experiências agroecológicas. Como destaque, haverá a socialização do trabalho de dissertação defendido recentemente pelo pró-reitor de Administração da Unifesspa, Raimundo Nonato Silva.

Encerrando a programação, no domingo estão previstas visitas de estudos em pontos históricos e turísticos com os/as convidados/as externos/as.

*Com informações da organização do evento