Unifesspa participa de reunião para tratar do campus universitário do município de Canaã dos Carajás

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 16h14
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 16h15

CanaãEsta semana, a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a Secretaria Municipal de Planejamento, receberam o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, representantes da Administração Superior e docentes da Unifesspa, para que juntos discutissem, entre outras coisas, a oferta de cursos em Canaã.

O convite, que partiu da Prefeitura, reuniu, na Câmara dos Vereadores, representantes de várias instituições de Educação Profissional e Superior sediadas no Pará. O encontro durou uma manhã e teve início com a apresentação feita pela Prefeita Josemira Gadelha do projeto “Cuidando das pessoas, construindo o Amanhã”. O plano trata do futuro e dos anseios da educação em Canaã.

A cidade Universitária, que abrigará as instituições que desejarem participar da educação do povo canaãense, está em vias de ser inaugurada. Os prédios da Unifesspa serão os primeiros a serem entregues. Construídos por meio de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS), visam a implantação, a adequação e o aperfeiçoamento do ensino público na cidade.

Para Gadelha, foi a oportunidade ideal para falar sobre o investimento que tem sido feito no ensino visando a qualidade e aproveitando para cobrar dos reitores presentes mais agilidade em transformar em campus universitário as instalações que serão disponibilizadas.

O reitor da Unifesspa fez uma avaliação positiva da participação da Unifesspa, por meio dos 12 cursos presentes na cidade, e destacou a importância do investimento que Canaã tem feito na educação. “É importante ressaltar o investimento que Canaã faz na educação. Nenhum outro município brasileiro que tenha a mineração como seu principal ativo trata a educação como Canaã”, disse Costa.

Para o diretor do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), prof. José Elissandro de Andrade, tem sido muito importante e significativo colaborar com a oferta dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e, futuramente, uma especialização pelo FormaPará. “Em Canaã está em operação um dos maiores projetos de Engenharia do mundo e é fundamental para o município ter profissionais formados. Precisamos implantar o campus e realizar concursos para docentes e técnicos, para que possamos ter estes profissionais presentes em Canaã e colaborando em ações de ensino, pesquisa e extensão”, ressalta.

O professor Daniel Nogueira da Silva, Diretor do Instituto em Estudos de Desenvolvimento Agrários e Regional (IEDAR), aproveitou para agradecer pelo empenho e respeito com que a Prefeitura tem tratado os coordenadores e docentes dos cursos em andamento. Após ouvir professores e outros representantes de Instituições de Ensino presentes, a prefeita fechou a reunião, agradecendo a presença de todos e todas. “É trabalhando juntos, através da educação, que estamos construindo nossa Canaã do amanhã”, comemorou.