Em visita a Institutos, Naia dialoga com a comunidade, realiza oficinas e faz entrega de equipamentos de acessibilidade

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 13h48
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 14h02

público XinguaraO Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa visitou, nas primeiras semanas de outubro, os campis da Instituição em Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Rondon do Pará (IEA, IETU e ICSA). Durante as visitas foi possível dialogar com a comunidade acadêmica e identificar os principais desafios enfrentados pelos campi fora de sede.

Entre eles, a insuficiência de recursos humanos para atender as demandas relacionadas à inclusão de alunos com deficiência, a escassez de recursos financeiros, além da burocracia e lentidão no processo de aquisição de tecnologia assistiva. Também foram ressaltados a resistência de alguns docentes em participar de espaço de formação em Educação Especial e o capacitismo nas práticas diárias dentro da Universidade.

Assim, a equipe do Naia pode traçar estratégias e oferecer orientações específicas em cada localidade. Notoriamente, todos os campi se comprometeram em reservar uma sala própria para a realização das atividades de atendimento especializado e serviço de acessibilização, a qual, Rondon 2futuramente deverá consolidar-se como uma subunidade do Naia. Ademais, por meio de encontros com os alunos atendidos pelo Naia e seus familiares, fortaleceu-se a parceria entre Universidade, aluno com deficiência e família no processo de inclusão educacional.

Destaca-se também a avaliação dos programas de bolsas oferecidos pelo Núcleo e seus impactos em cada localidade. “A inclusão é um processo dinâmico e com diversas nuanças e atores, por meio dessa aproximação com os campi, com a família e com próprios alunos com deficiência, é possível ter um panorama mais claro sobre os atuais desafios que enfrentamos no que diz respeito a uma educação democrática e inclusiva. Conseguintemente, estratégias, metas e práticas podem ser estabelecidas, avaliadas e/ou reestruturadas”, pontua Lúcia Cristina, coordenadora do Naia.

Agenda de visitas - No dia 03 de outubro, a equipe do Naia esteve no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) e, em 05 de outubro, no Instituto de Estudos do Trópico Úmido  (IETU), com o objetivo de conhecer as demandas relativas às questões de acessibilidade, tirar dúvidas com docentes, conversar e conhecer os alunos com deficiência e seus familiares.

Na oportunidade, foi realizada oficina de noções de Braile e Libras para os estudantes e servidores do IEA e oficina de noções de Libras aos alunos e servidores do IETU. No dia 11, foi o momento de conhecer a realidade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Durante as visitas, foi entregue aos diretores dos institutos um notebook e um scanner de voz para compor a sala do núcleo de acessibilidade nestas unidades da Unifesspa.

Campus de Santana

* Com informações e fotos do Naia