Unifesspa é o palco de discussões interdisciplinares no Seminário "Amazônia: A Região de Carajás"

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 16h52
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 16h53

WhatsApp Image 2023 10 17 at 15.06.15O Seminário "Amazônia: A Região de Carajás," que aconteceu de 16 a 20 de outubro, teve como meta apresentar e debater o livro homônimo, organizado pelo professor Maurílio de Abreu Monteiro. Foi a oportunidade de explorar de forma profunda e interdisciplinar das questões que envolvem a região amazônica aqui no sudeste paraense. O seminário, distribuído em onze sessões, reuniu professores e estudantes de diversas áreas. A primeira sessão aconteceu na tarde do dia 16, no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), em Rondon do Pará, com o tema "Registros Fiscais, região e mídia".

Na opinião de Jax Pinto, Diretor do ICSA, que atuou como moderador da Iª Sessão, o evento foi uma oportunidade de perceber o quanto a Unifesspa desempenha um papel significativo na promoção de debates diversificados e interpretações críticas sobre a realidade regional. “A participação da comunidade acadêmica foi fundamental, devido às diferentes interpretações sobre a temática da Amazônia, em particular a região de Carajás”, acrescenta. O artigo "Panorama midiático da região de Carajás", é de autoria da professora Elaine Javorski, foi comentado pela professora Karolina Calado. De acordo com a autora, o livro é crucial para entendermos a situação e os desafios na região de Carajás no que se refere à perspectiva da mídia. “Essas pesquisas inovadoras na área da comunicação nos ajudarão a compreender melhor a região e planejar ações futuras de forma mais contextualizada.”. O artigo “Estado de Carajás: vontades de verdade em (dis)curso”, da professora Flávia Lisboa(Fecampo), também fez parte do debate e foi comentado pela professora Tatiane Duarte, da Faculdade de Administração.

WhatsApp Image 2023 10 17 at 15.06.15

Promovido por seis programas de pós-graduação(PPGPAM, PDTSA, PROFHISTÓRIA, PPGHIST, POSLET e  PPGG), tem  apoio de quatro institutos(ICSA, IEDAR, ICH e IETU), além do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia(Lacam), o Seminário foi distribuído em onze sessões e aconteceu em vários campi da Unifesspa, inclusive os fora de Marabá, como Rondon do Pará e Xinguara. No dia 17, as sessões II, III e IV, com as pesquisas "Região, aspectos teóricos e históricos", "Ensino e escola", "Tópicos da história regional" acontecem no Campus I e a sessão V, com o tema "inovação e economia regional" no Campus II. Na quarta-feira (18), as sessões VI, VII e VIII, acontecem no Campus III, com os tópicos "Economia e Região", "Conformação e rede urbana" e "Imagética e estética da obra científica". Na quinta-feira (19), os encontros acontecem em dois campus, sessão IX em Marabá com a temática "Meio ambiente e pressões antrópicas" e em Xinguara, sessão X de tema "História, região e paisagem". A última sessão acontece ainda em Xinguara, sexta-feira (20), finalizando com a sessão XI "Elementos do agrário regional"

Para o professor Maurílio ressaltou o esforço coletivo para debater o livro e a importância de convidar não só os autores, mas, toda a comunidade acadêmica para participar do Seminário. "Reunimos dezenas de pessoas para discutirmos a realidade regional, vamos fortalecer uma reflexão sobre a Amazônia, em especial a nossa região, para que nós possamos efetivamente organizar um desenvolvimento em bases sustentáveis, ambiental, social e econômica", concluiu o organizador.

** Por Kawane Ricarto e Mirella Carvalho