Jornada

Abertura da VI Jepe reforça o fortalecimento de ações de pesquisa, ensino e extensão

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 14h48
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 14h56

Jepe mesaTeve início na tarde desta segunda-feira (23) a VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com tema ‘Uma década de vivências no Ensino, Pesquisa e Extensão em uma Universidade Plural’. O evento de abertura aconteceu no auditório da unidade III, em Marabá, e também foi transmitido no YouTube, pelo canal oficial da Unifesspa. A jornada terá continuidade até sexta-feira (27), e conta com uma programação diversificada.

A mesa de abertura da Jepe contou com a participação do reitor, Francisco Ribeiro da Costa; da vice-reitora, Lucélia Cavalcante; do pró-reitor de ensino e de graduação, Denilson Costa; representando a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e inovação tecnológica, o diretor de pós-graduação, Francisco Adriano Carvalho e a participação da pró-reitora de extensão e assuntos estudantis, Lúcia Cristina Cavalcante.

O evento é uma iniciativa conjunta da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica. A JEPE 2023 agrega em sua programação o VII Seminário de Projetos de Ensino, o IX Seminário de Iniciação Científica e o II Seminário de Extensão da Unifesspa.

Na ocasião a vice-reitora, Lúcelia Cavalcante, enfatizou a importância da produção científica, das ações de ensino e extensão que têm contribuição dos estudantes. “É tamanho orgulho encontrar pessoas que foram meus bolsistas no passado, de extensão e de pesquisa e hoje são colegas de trabalho aqui na Unifesspa. A gente vive uma experiência fragilizada se não vive a pesquisa e extensão. Parabenizo aos estudantes que fazem e dão vida ao ensino, pesquisa e extensão. Aliado com a participação dos alunos, torna a universidade produtora de tanto conhecimento importante, e produtora de saber, iniciativa de diálogo tão importantes para a sociedade”.

Jepe publico

Após a mesa de abertura teve início a palestra “Museus e Ciência - Importância para o Ensino, Pesquisa e Extensão”, ministrada pela professora Sue Anne Regina Ferreira da Costa e contou com a mediação da Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Anaiane Pereira Souza.

Expansão do Ensino, Pesquisa e Extensão

Durante a abertura do evento o reitor lembrou do esforço que tem sido dedicado ao fortalecemento do ensino, da pesquisa e da extensão. “Atuamos no GT de transição do atual governo, onde pautamos os GTs de ciência e tecnologia e de educação. Conseguimos a criação da subsecretaria de Ciência e Tecnologia da Amazônia, além de pautar que 10% dos recursos de ciência e tecnologia viesse para a Amazônia, visto que, atualmente, nós conseguimos no máximo 5% desses recursos, apesar de produzimos cerca de 10% de toda a ciência e tecnologia do Brasil”, informou.

O reitor destacou também que durante o evento “Diálogos Amazônicos”, foi anunciado que a Amazônia receberia investimentos em editais que seriam lançados até o final deste ano. Também com o intuito de incentivar ainda mais o ensino, pesquisa e extensão, nós participamos do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (CISAM), que irá trabalhar com oito áreas temáticas como por exemplo, a Biodiversidade e Conservação; Água, Floresta, Solo e Clima; Oceano e Foz do Amazonas, etc. O objetivo é criar uma estrutura em cada universidade da Amazônia – ao todos são 13 – para que esses projetos de pesquisa vinculados sejam desenvolvidos.

“Nesses 3 anos, na área da pós-graduação conseguimos um crescimento notável. Saímos de 13 para 18 programas de mestrado e doutorado, crescimento de quase 40%. É um crescimento significativo diante das circunstâncias governamentais e da pandemia. Além disso, hoje todos os estudantes de pós-graduação possuem bolsas”, enfatizou o reitor.

Sobre a iniciação cientifica a Unifesspa passou de 149 bolsas no ano de 2020 para 429 neste ano, um aumento de cerca de 200%. “Na inovação tecnológica saímos de 23 para 34 projetos. Na área de extensão também teve um aumento significativo com a publicação de 18 editais apenas este ano, esses editais abrange uma variedade de programas e projetos que contribuem com o desenvolvimento na nossa região. Reforço que todas essas realizações são frutos do esforço das equipes técnicas das pró-reitoras e reitoria além de uma atuação politica em busca de mais bolsas e ações de fomento de pesquisa e extensão”, destacou Ribeiro.

A Jornada tem continuidade nos próximos dias; Confira a programação completa da VI Jepe:

PROG JEPE