Mobilidade: Unifesspa é convidada a participar de mais uma audiência sobre o transporte público em Marabá

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h21
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h21

image transporteA qualidade do serviço de transporte público municipal voltou a ser tema de debates durante sessão, realizada nesta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Marabá. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi convidada a participar da reunião proposta pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes. Também participaram estudantes, secretários municipais, vereadores e empresários do setor.

Na oportunidade, os estudantes universitários expuseram as dificuldades de locomoção com rotas universitárias insuficientes para a demanda, além da falta de regularidade na prestação do serviço. Com propriedade sobre o assunto, eles defenderam o passe livre, argumentando que grande parte dos estudantes é de baixa renda e enfrenta desafios financeiros consideráveis.

"Uma corrida de aplicativo da Nova Marabá ao Campus 3 da universidade custa, em média, R$ 25. Isso é fora de cogitação para nossa realidade, considerando que muitos não têm dinheiro nem para pagar o Restaurante Universitário no valor de R$ 2", declarou um dos estudantes ao fazer uso da tribuna. A integração do sistema de transporte público e o crescimento de serviços clandestinos de transporte na cidade também foram destaque na audiência.

Em seu turno, representantes da Unifesspa propuseram a oferta gratuita de um curso livre de qualidade no atendimento ao cliente para os motoristas da empresa e a disponibilização de aplicativo de rastreamento e acompanhamento dos ônibus, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Computação.