Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
OUTUBRO ROSA

Alunas de Saúde Coletiva elaboram cartilha sobre saúde íntima feminina

  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 17h46
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 17h47
  • Acessos: 671

CARTILHACom o tema “Cuide bem do seu corpo, sua saúde não tem preço” foi lançada na tarde desta sexta-feira (27) uma cartilha voltada a saúde íntima feminina. O material foi preparado pelas alunas do curso de Saúde Coletiva, Brenda Lobato e Catarina Pacheco, e recebeu o apoio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Unifesspa).

A cartilha tem como público alvo as mulheres que possuem uma rotina corrida e por essa razão o conteúdo elaborado possui diversas informações sobre o autocuidado diário, além de trazer temáticas que ajudam a desmistificar assuntos como por exemplo a maneira correta de higienizar a vagina. Para acessar o material clique no link disponível aqui.

Para Laena Vieira, chefe da DSQV, prevenir é a melhor forma de lutar. Pensando nisso, as alunas responsáveis pela cartilha receberam o apoio da médica do Siass, além da orientação da professora do curso de saúde coletiva, responsável pela disciplina no motivou a pesquisa sobre o tema, assim como a elaboração da cartilha. “A cartilha é resultado de uma soma de forças que dialogam em comum com o autocuidado da nossa saúde”, destacou.

Para a estudante Brenda Lobato, a ideia é ajudar mulheres que passam longas horas foram de casa. “A proposta é trazer esse conteúdo para as mulheres e poder ajudar a cuidar melhor de sua saúde íntima com os meios corretos,”, frisou.

Sobre a produção da cartilha, Catarina Pacheco conta que ao decidirem trabalhar com essa temática enfrentaram o desafio de encontrar conteúdos científicos sobre o tema. “Acredito que essa dificuldade esteja relacionada ao tabu que ainda temos quando falamos sobre vagina. A maioria dos conteúdos que encontrávamos estavam voltados ao sistema reprodutor feminino e não aos cuidados com a vagina”, informou.

AUTORAS CARTILHA

Apesar da dificuldade de encontrar conteúdo sobre o tema, Brenda explica que a cartilha foi elaborada com base em materiais científicos. “Embora tenha sido difícil encontrar conteúdo científico com a temática, realizamos uma pesquisa minuciosa até encontrar base para nos auxiliar na construção da cartilha”.

Para finalizar o evento de lançamento da cartilha, a enfermeira Angeli Pena Galvão ressaltou que as ações desenvolvidas pela DSQV/Unifesspa ao longo do mês de outubro não se restringiram apenas ao diálogo e prevenção sobre o câncer de mama. “A nossa ideia foi trazer durante todo esse mês informações sobre a saúde da mulher como um todo, sobre o nosso autocuidado”, comunicou.

 

Fim do conteúdo da página