Discentes do IGE apresentam trabalhos durante Xlll Conferência Nacional em Comunicações, Redes e Segurança da Informação

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 08h43
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 08h48

encomEntre os dias 27 e 29 de outubro, discentes do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), participaram da XIII Conferência Nacional em Comunicações, Redes e Segurança da Informação (ENCOM), realizada em Belém (PA).

Realizado desde 2011, o Encom é um congresso nacional que reúne pesquisadores, estudantes, professores, empresários e profissionais das áreas de comunicações, redes de computadores, informática, criptografia, e tecnologia da informação, para a discussão de pesquisas e soluções nessas áreas e em áreas correlatas.

Durante a conferência, alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação também apresentaram trabalhos científicos que foram aprovados na chamada de trabalhos do evento.

O discente André Araújo, do curso de Sistemas de Informação, apresentou o trabalho "Desenvolvimento de uma Ferramenta Web para Monitoramento Ambiental de Raios no Município de Marabá", com orientação do Prof. Elton Rafael (Faculdade de Eng. da Computação).

A "Previsão de Cheias Sazonais no Rio Tocantins utilizando Redes Neurais Artificiais Recorrentes" foi o tema da pesquisa do estudante Jamerson Messias, do curso de Sistemas de Informação. A orientação foi do Prof. Hugo Kuribayashi (Faculdade de Sistemas de Informação),

Também com orientação de Kuribayashi, o acadêmico Gustavo Broechl, de Sistemas de Informação, apresentou o trabalho "Balanceamento de Carga por meio de Aprendizagem por Reforço em Redes Móveis Heterogêneas".

Já a discente Flávia Oliveira, do curso de Sistemas de Informação, trouxe para o evento o trabalho "Estratégias de Aprendizagem por Reforço Aplicadas à Detecção de Sites Phishing", com orientação do Prof. Hugo Kuribayashi .

Por fim, O discente de Engenharia da Computação, Samuel Santos, expôs sua pesquisa denominada "Classificação de Problemas da Voz via Processamento Digital de Sinais e Aprendizado de Máquina", com orientação do Prof. Adam Santos (Faculdade de Sistemas de Informação).

O ENCOM 2023 é organizado pelo IFPA com apoio de professores e pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa.