Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Durante conferência internacional no Japão, discentes de Engenharia da Computação discutem a governança global da Internet

  • Escrito por Mirella Carvalho, com supervisão de Saulo Alves
  • Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h08
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h11
  • Acessos: 422

delegaçãoDiscutir sobre os principais temas que concernem à governança da Internet globalmente. Este foi um dos principais objetivos da 18ª reunião anual do Internet Governance Forum. Promovido pela ONU, este ano o evento ocorreu entre os dias 8 e 12 de outubro, em Kyoto, no Japão, reunindo diversos atores envolvidos em entender os velozes progressos no campo da informação e da tecnologia digital.

Os discentes do curso de Engenharia da Computação da Unifesspa, José Arthur Alves e Luana Batista, foram selecionados pelo Programa Youth, do Comitê Gestor de Internet do Brasil, para compor a delegação brasileira no evento. O programa escolhe 10 jovens, de 18 a 25 anos, de diversos estados e regiões, e financia a participação para que possam dar voz à juventude nesses debates. 

Os temas discutidos foram Inteligência Artificial (IA) e tecnologias emergentes; fragmentação da Internet; cibersegurança, cibercrime e segurança online; governança e confiança de dados; divisão digital e inclusão; governança digital global e cooperação; direitos humanos e liberdades, além de discussões ligadas a região amazônica, como sustentabilidade e meio ambiente.

Ambos alunos são bolsistas em uma pesquisa financiada pelo LacNic, organização não governamental internacional que gerencia os recursos de numeração da Internet da América Latina e o Caribe, e desenvolvem pesquisas sobre redes comunitárias na Terra Indígena Mãe Maria, localizada a cerca de 40km de Marabá.

José Arthur conta que ir ao evento foi uma ótima oportunidade de conhecer as diversas instituições que estão ligadas à internet e criar relações interpessoais. “Ter uma experiência como abre nossa mente para enxergar diversos problemas mundiais. Possibilita, também, um intercâmbio para praticar novos idiomas, conhecer novas culturas, entre outras experiências. É enriquecedor", diz.  

Luana Batista é estagiária pelo Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.Rec), que atua em pesquisa científica, incidência, capacitação e comunicação focado nos impactos sociais, éticos e jurídicos do desenvolvimento tecnológico. A discente fala sobre como foi ter sido selecionada para o evento. “Nós estamos bem felizes em participar dessa conferência global e poder representar e dar voz, não só ao Brasil, mas a região Norte”, finaliza. 

Fim do conteúdo da página