II Seminário de Educação e Diversidades Amazônicas propõe reflexões sobre políticas de ações afirmativas

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h44
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h23

Educação e Diversidades

O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidades e Equidade (Nuade) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unifesspa irão promover o II Seminário Educação e Diversidades Amazônicas. O espaço de debates acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório da Unidade I, da Unifesspa, em Marabá. O evento é destinado a toda comunidade interna e externa da universidade e será presencial.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a construção de uma cultura de reconhecimento, respeito e valorização da diversidade, respeito aos direitos humanos e a todas as formas de vivências culturais, conforme objetiva o Programa Educação para a Diversidade, ao qual o seminário é vinculado.

Durante os dois dias de evento serão realizadas mesas-redondas que irão dialogar e trazer debates que contribuirão para a elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação, de resoluções e normativas institucionais, quanto à abordagem da diversidade dos povos do campo, étnico-racial, de gênero e sexualidade, conforme perspectivas enfatizadas nas demais ações desenvolvidas pelo programa Educação para a Diversidade.

A Profa. Karla Rascke, coordenadora do Nuade, fala sobre uma visão geral do evento. “De um modo geral, o evento tem um caráter de articulação, de conexão com os debates atuais em torno de políticas de ação afirmativa, formação e diversidade. São discussões que nos permitem repensar, atualizar, ampliar diferentes políticas afirmativas que já temos na Unifesspa". O evento pretende discutir, ainda, as políticas de ações afirmativas para diferentes segmentos, em especial para as populações do campo, para as populações negras, para as comunidades quilombolas, para os povos indígenas e para pessoas trans.

A programação tem início na segunda (27) às 14h, com a apresentação cultural regional, que acontece em ambos os dias, às 15h inicia a mesa-redonda: Currículo, Educação Superior e Universidade na Diversidade, e às 18h a mesa-redonda: Diálogos Acadêmicos: experiências de luta coletiva e permanência na universidade. Na terça (28), o seminário abre com o café da manhã às 8h, logo após, dá início a mesa-redonda: Educação e combate ao racismo: 20 anos da Lei Federal 10.639/03 e 15 anos da Lei Federal 11.645/08, que vai das 8h30 às 11h30. No período da tarde, às 14h a mesa-redonda: Políticas de ações afirmativas e a revisão da Lei de Cotas vai das 14h30 às 17h30.

Em paralelo ao evento, acontece a venda de artesanatos regionais e de livros. Confira a programação completa:

Dia 27/11

14h às 14h30- Apresentação cultural regional

14h30 às 15h- Mesa de abertura

Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa - Reitor da Unifesspa

Profa. Dra. Karla Leandro Rascke - Coordenadora do Nuade

Prof. Dr. Denilson da Silva Costa - Pró-Reitor de Ensino de Graduação

TAE. Dra. Leila Aparecida de Souza - Diretora de Ensino da PROEG

Prof. Dr. Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira - Unifesspa

TAE. Ma. Marianne Santos Faulstich - Unifesspa

Discente Representante Estudantil

Cerimonialista: TAE. Esp. Cleuzeni Santiago da Silva – Unifesspa